Prefeitura de Niterói assina renovação de acordo com a OAB para fomento à integridade

A Prefeitura de Niterói assinou, nesta segunda-feira (23), a renovação do Acordo de Cooperação Técnica com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Niterói). O acordo, intermediado pela Controladoria Geral de Niterói (CGM) e pela Procuradoria Geral do Município (PGM), tem como objetivo desenvolver ações de fomento à integridade e ao compliance nos setores público e privado do município.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, relembrou o Plano de Integridade assinado em 2021 e reforçou a importância da renovação do convênio.

“Renovar essa assinatura é mais uma iniciativa da Prefeitura no intuito de ampliar a transparência das atividades públicas. Queremos disseminar a cultura da integridade no município e fortalecer as boas práticas de compliance”, disse o prefeito.

O Plano de Integridade – Previne Niterói, regulamentado através de decreto, enfatiza o objetivo da gestão municipal em intensificar ainda mais a importância da cultura da integridade na administração pública. O Previne apresenta um conjunto sistematizado de mecanismos, boas práticas e procedimentos que objetivam a redução de fraudes, irregularidades e desvios éticos e de condutas, além de aumentar a transparência e os canais de comunicação com a sociedade.

A controladora-geral do município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, destacou o apoio da OAB Niterói no fortalecimento da capacitação dos órgãos e entidades da administração municipal para que tenham condições técnicas e teóricas para colocar o Plano de Integridade em prática.

“A renovação desse termo é de extrema importância para o desenvolvimento e execução de ações que fomentem a integridade, bem como para a disseminação das diretrizes e da cultura de compliance, tanto para os agentes públicos, quanto para organizações privadas que contratam ou que venham a contratar com o município, através de capacitações e do intercâmbio de informações”, destacou Cristiane Marcelino.

O procurador-geral de Niterói, Michell Maron, destacou a importância da parceria com a OAB Niterói.

“A Prefeitura, com participação da CGM e da PGM, deu outro importante passo na difusão de um ambiente de integridade na sociedade de Niterói hoje. A parceria, iniciada na gestão anterior da OAB Niterói, foi encampada pela nova presidência com entusiasmo e compartilhada pelo Poder Executivo. O acordo possibilita a realização de medidas de integridade que trarão muitos ganhos sociais para a cidade”, afirmou o procurador-geral.

O fortalecimento da cultura de integridade é uma das prioridades da gestão pública de Niterói, que tem investido na ampliação de medidas de compliance para a administração pública direta e indireta. Em 2020, foi criada a Política de Integridade e Compliance do Município de Niterói e regulamentada a criação de um Comitê de Compliance com o objetivo de formular os princípios, as diretrizes e as estratégias da Política de Promoção de Integridade e Compliance.

 O presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes, destacou que a assinatura do convênio reforça a cultura de integridade e compliance. “O acordo estimula os comportamentos éticos na conduta diária. A necessidade de estar em conformidade com as leis, os valores éticos, que devem ser vivenciados nas pequenas ações do dia a dia”, disse Pedro Gomes.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support