Prefeitura realiza consulta pública para escolha dos próximos bairros que receberão o Castramóvel

A Prefeitura de Niterói iniciou nesta segunda-feira (20), uma consulta pública por meio da plataforma digital Colab, para que a população possa votar nos três próximos bairros que receberão o Castramóvel do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), a partir de agosto até o fim do ano. A unidade móvel, que percorre diferentes locais da cidade, é equipada para realizar cirurgias gratuitas de castração em cães e gatos. A consulta pública está disponível até o dia 3 de julho. Para participar, basta acessar consultas.colab.re/castramovel ou baixar o Colab.re na loja de aplicativo do celular.

Ao acessar a consulta pública, os moradores da cidade poderão indicar três dos seguintes bairros que ainda não receberão o Castramóvel: Tenente Jardim/Baldeador; Centro/Ponta da Areia; Bairro de Fátima/São Lourenço; Icaraí; São Francisco/Cachoeiras; Largo da Batalha/Maceió; Ititioca/Viçoso Jardim; Rio do Ouro; Ingá/Boa Viagem; São Domingos/Gragoatá; Sapê; Muriqui/Vila Progresso/Matapaca e Maria Paula.

Na consulta pública, a população também responderá a uma pergunta sobre o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, que realiza um trabalho de controle populacional dos animais da cidade, através de castração em animais de colônia e comunitários, além de castrar os animais domésticos de forma gratuita. O CCPAD, incluindo a unidade móvel Castramóvel, já realizou mais de 13 mil procedimentos na cidade.

O coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão do município, Fernando Stern, afirma que esta consulta tem potencial de mobilização, ajudando a gestão municipal a preparar um cronograma que atenda melhor a expectativa da população.

“Niterói busca ser uma cidade cada vez mais transparente e estimula a participação dos cidadãos em seus processos na definição de ações e políticas públicas. Há quase uma década, trabalhamos priorizando o relacionamento com o cidadão nos nossos canais digitais, e as consultas públicas são um viés fundamental, permitindo que a população decida desde questões complexas como as prioridades no Planejamento Plurianual (PPA) até questões mais simples e objetivas como a troca do nome de uma rua”, diz.

Castramóvel – O serviço gratuito que funciona com uma unidade móvel entrou em operação na cidade em agosto de 2020 e já realizou cirurgias de castração nos bairros do Caramujo, Engenho do Mato, Badu/Cantagalo, Engenhoca, Várzea das Moças, Santa Bárbara, Ilha da Conceição, Região Oceânica, Santa Rosa/Vital Brasil/ Pé pequeno/Viradouro, Jurujuba e Barreto. O veículo, que fica em média 45 dias em cada bairro, conta com sala de preparação de cirurgia e pós-cirurgia. As equipes que atuam na unidade são formadas por quatro veterinários, um anestesista e técnicos.

“Com a consulta pública, a população poderá participar efetivamente da escolha dos três locais em que o castramóvel ainda não esteve e passará a partir de agosto até o fim do ano. É muito importante que as pessoas votem em áreas onde há necessidade dos nossos serviços. O Castramóvel é destinado a atender as comunidades do bairro onde se encontra e, além das cirurgias, os moradores da área ainda podem participar de palestras sobre a importância de castrar os animais domésticos. Também atuamos nas escolas com projeto de educação animalista”, explica o coordenador de Proteção Animal, Marcelo Pereira.

Para ser contemplado pelo programa, é preciso ser morador do bairro em que o Castramóvel se encontra, ser maior de idade e ter toda a documentação, não sendo permitido fazer inscrições para terceiros. O animal precisa ter mais que 4 meses e menos que 6 anos, ter menos que 25 quilos e não ser braquiocefálico (focinho achatado, como por exemplo cães das raças Pug, Buldogue Francês, Shih Tzu, Boxer, entre outras, e gatos das raças Persa e exóticos).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support