Segunda edição do “O Épico em Nós” promove encontro nesta quarta

Aula colaborativa será ministrada pelo secretário das Culturas de Niterói às 20h, no MAC

A programação da segunda edição do projeto teatral “O Épico em Nós” desta quarta-feira (3), conta com uma aula colaborativa com o tema “O que é o Teatro Épico?”, às 20h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). O projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento teórico e prático da metodologia épica, que tem como base conceitual o drama narrativo com análise e crítica social. A iniciativa é da Arual Produções, em parceria com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, e atende a 150 alunos.

A aula desta quarta será ministrada pelo secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, que participa de forma voluntária do curso. Santini considera a iniciativa de grande relevância para a cultura da cidade.

“Niterói tem uma forte vocação para o teatro e um projeto que busca a formação de novos atores com base em saberes sobre o teatro épico é fundamental para a construção crítica do fazer artístico”, destaca.

Segundo o professor Denilson Graco, um dos coordenadores do projeto, um dos objetivos é “difundir o conhecimento sobre Teatro Épico e sua importância na formação dos artistas, além de  proporcionar vivências em todas as etapas da construção de um espetáculo, da pré-produção à pós-produção, e estimular a imersão do artista da periferia no mercado de trabalho, colaborando com a descentralização de oportunidades.”

Entre os inscritos, há artistas de diversos bairros da cidade, principalmente das periferias. Mais de 50% dos alunos são moradores da Zona Norte e Centro da cidade de Niterói.  O projeto é desenvolvido em três módulos, com um total de 36 encontros, divididos em 12 semanas, totalizando 36 horas de aulas, iniciadas no dia 21 de julho. A última etapa  será em outubro, com uma montagem teatral que vai integrar a programação do 15º Niterói em Cena, o Festival de Teatro de Niterói.

Sobre o projeto – “O Épico em Nós 2” é um projeto de pesquisa, treinamento e montagem de um espetáculo sobre teatro épico. O curso é desenvolvido no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, com participação de trabalhadoras e trabalhadores independentes e/ou que compõem grupos e companhias  que atuam nas periferias da cidade. O curso é ministrado, coordenado e supervisionado por Dárdana Rangel, Denilson Graco e Fábio Fortes, todos artistas com formação acadêmica e ampla participação na cena artística de Niterói. Nesta segunda edição, o projeto prevê  ajuda de custo para os 30 participantes da primeira edição, vagas para novos participantes e contratação de ficha técnica para a produção do espetáculo.

Foto da aula inaugural: Breno Platais