Ação conjunta fiscaliza e interdita ferro-velho irregular no bairro de São Domingos

O Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) e a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DRF) fizeram uma ação conjunta nesta sexta-feira (16) para coibir a receptação de materiais furtados e intensificar a fiscalização de ferros-velhos clandestinos na cidade de Niterói. A ação aconteceu na região da Cantareira, no bairro de São Domingos.

“Niterói segue firme nas fiscalizações integradas e combate ao crime na cidade. Não vamos tolerar o ilegal, seja na atividade de empresa de segurança irregular ou nos ferros-velhos clandestinos”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.

Após inspeção técnica, a Vigilância Sanitária Municipal identificou que o local apresentava condições extremamente insalubres, colocando em risco a saúde dos trabalhadores e da população do entorno. Diante do cenário, o estabelecimento foi imediatamente interditado.

O local foi alvo de diversas denúncias feitas, principalmente, por estudantes universitários da área. A investigação da DRF constatou que o estabelecimento funcionava de forma irregular, sem o Cadastro de Estabelecimento de Reciclagem (CER), documento obrigatório para a atividade.

A força-tarefa contou com o apoio da Coordenadoria de Ações Táticas da Guarda Civil Municipal (CAT), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), do Controle de Zoonoses da Vigilância Sanitária Municipal e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN).

“O município tem atuado de maneira rigorosa na fiscalização dos ferros-velhos. No caso específico de São Domingos, identificamos um ambiente insalubre, com instalações inadequadas e risco à saúde pública, especialmente por se localizar nas proximidades de um complexo universitário”, afirmou o secretário do Gabinete de Gestão Integrada do Município, Felipe Ordacgy.

O delegado Jefferson Ferreira do Nascimento, da DRF, destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos municipais e estaduais de segurança pública:

“A ação conjunta entre a Polícia Civil e os órgãos do município é fundamental para fortalecer a fiscalização administrativa e o trabalho de inteligência. Estabelecimentos desse tipo devem estar devidamente cadastrados junto à DRF, garantindo o controle e a legalidade da atividade”, afirmou.

A Operação Asfixia faz parte de uma série de ações estratégicas desenvolvidas em Niterói para combater práticas ilícitas relacionadas à comercialização de materiais recicláveis e promover a segurança urbana.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support