
Alunos do projeto Clin Social visitam o Theatro Municipal de Niterói
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) levou as crianças do projeto Clin Social para uma visita guiada, nesta quinta-feira (25), ao Theatro Municipal de Niterói, um dos marcos inaugurais do teatro brasileiro. Durante o passeio, os alunos tiveram contato com a história, a arquitetura e as artes do teatro, construído no século XIX.
O passeio, guiado por Sthefani Santos, monitora da Neltur, e Alan Balbino, coordenador do Centro de Atendimento ao Turista, proporcionou aprendizado e diversão para cerca de 55 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Ernani Moreira Franco, no Fonseca, Zona Norte de Niterói.
Samuel Emiliano da Silveira, de 12 anos, ficou deslumbrado com o que viu:
“Gostei da arquitetura, do salão, do lustre. Adorei também conhecer os camarins. É muito bom porque a gente aprende coisas novas e não deixa a vida passar em vão”, disse.
Os alunos conheceram todos os andares e espaços da instituição, incluindo o Salão Nobre, local onde aconteciam bailes privados para membros da corte, e o palco.
“Achei muito interessante. Há muitas memórias e lembranças nesse Theatro. Gostei bastante dos camarotes e de conhecer o palco, onde os artistas fazem as peças e o grande piano do Salão Nobre”, relatou Sofia dos Santos Piedade, de 10 anos.
Desenvolvido pelo Setor de Serviço Social da Companhia, o Projeto Clin Social tem o objetivo de estimular a permanência no sistema regular de escolas destas crianças e adolescentes, entre 9 e 12 anos, que muitas vezes moram em áreas de vulnerabilidade. No total, o projeto atende 60 crianças. Realizado pela Clin desde 2010, são disponibilizadas atividades esportivas, culturais, musicais, artísticas e pedagógicas para os alunos, proporcionando a transformação social dessas crianças e de suas famílias.