
Aprendiz Musical é aclamado em evento da Unesco em Barcelona
A Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical foi destaque nesta terça-feira no Mondiacult, Conferência Mundial da Unesco sobre Políticas Públicas de Cultura, que acontece em Barcelona, na Espanha. Quinze alunos do programa, oferecido pela Prefeitura de Niterói, encantaram o público com canções de Tom Jobim, Villa-Lobos e Ary Barroso, entre outros mestres da música brasileira.
“O Aprendiz Musical é um dos projetos que melhor representam a essência das políticas públicas de Niterói: oferecer oportunidades reais, democratizar o acesso à cultura e transformar vidas por meio da educação. Ver nossos alunos brilhando em um palco internacional, representando a cidade e o Brasil, mostra que estamos no caminho certo ao investir na formação cultural das novas gerações”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.
O secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, que acompanha os alunos na Espanha, lembra que o Aprendiz Musical está presente em todas as escolas municipais de Niterói, oferecendo aulas gratuitas de música a mais de dez mil crianças e jovens.
“É um orgulho imenso ver os alunos do Aprendiz Musical fazendo este sucesso em um evento internacional, inspirando gestores culturais de todo o mundo. Este programa se ratifica como referência não só pela qualidade técnica de suas orquestras e coros, mas também como instrumento de justiça social em Niterói”, detalha.
A diretora-geral da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, fez questão de ressaltar a importância da cultura como instrumento de transformação social.
“O Aprendiz Musical é um orgulho, é um lindo exemplo de como a arte pode gerar oportunidades e transformar vidas. Niterói está de parabéns, e a Unesco fica feliz em apoiar esta iniciativa que já é uma referência”, afirmou Marlova Noleto.
“Há 10 anos, fui para a Alemanha como aluno do Aprendiz. Hoje, estou aqui com os meus alunos. É uma emoção incrível, porque sei que sequer dá para medir a importância desta experiência, não apenas para os jovens que estão aqui, mas também para seus colegas, amigos, famílias e comunidades”, afirmou o maestro Gabriel Dellatorre.
Para os jovens, foi uma realização participar da Mondiacult, que conta com a presença de mais de cem ministros da Cultura para definir a agenda global da área.
“Nunca pensei que um dia estaria na Europa, principalmente tocando um instrumento musical. É uma experiência de vida e profissional maravilhosa. Fico feliz em ver tantas portas se abrindo para o Aprendiz. Tenho certeza de que estamos mostrando para outras crianças e jovens que todos são capazes de seguir carreiras e realizar sonhos”, disse o percussionista Gabriel Machado, de 17 anos.