Aprendiz Musical é aclamado em evento da Unesco em Barcelona

A Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical foi destaque nesta terça-feira no Mondiacult, Conferência Mundial da Unesco sobre Políticas Públicas de Cultura, que acontece em Barcelona, na Espanha. Quinze alunos do programa, oferecido pela Prefeitura de Niterói, encantaram o público com canções de Tom Jobim, Villa-Lobos e Ary Barroso, entre outros mestres da música brasileira.

“O Aprendiz Musical é um dos projetos que melhor representam a essência das políticas públicas de Niterói: oferecer oportunidades reais, democratizar o acesso à cultura e transformar vidas por meio da educação. Ver nossos alunos brilhando em um palco internacional, representando a cidade e o Brasil, mostra que estamos no caminho certo ao investir na formação cultural das novas gerações”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.

O secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, que acompanha os alunos na Espanha, lembra que o Aprendiz Musical está presente em todas as escolas municipais de Niterói, oferecendo aulas gratuitas de música a mais de dez mil crianças e jovens.

“É um orgulho imenso ver os alunos do Aprendiz Musical fazendo este sucesso em um evento internacional, inspirando gestores culturais de todo o mundo. Este programa se ratifica como referência não só pela qualidade técnica de suas orquestras e coros, mas também como instrumento de justiça social em Niterói”, detalha.

A diretora-geral da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, fez questão de ressaltar a importância da cultura como instrumento de transformação social.

“O Aprendiz Musical é um orgulho, é um lindo exemplo de como a arte pode gerar oportunidades e transformar vidas. Niterói está de parabéns, e a Unesco fica feliz em apoiar esta iniciativa que já é uma referência”, afirmou Marlova Noleto.

“Há 10 anos, fui para a Alemanha como aluno do Aprendiz. Hoje, estou aqui com os meus alunos. É uma emoção incrível, porque sei que sequer dá para medir a importância desta experiência, não apenas para os jovens que estão aqui, mas também para seus colegas, amigos, famílias e comunidades”, afirmou o maestro Gabriel Dellatorre.

Para os jovens, foi uma realização participar da Mondiacult, que conta com a presença de mais de cem ministros da Cultura para definir a agenda global da área.

“Nunca pensei que um dia estaria na Europa, principalmente tocando um instrumento musical. É uma experiência de vida e profissional maravilhosa. Fico feliz em ver tantas portas se abrindo para o Aprendiz. Tenho certeza de que estamos mostrando para outras crianças e jovens que todos são capazes de seguir carreiras e realizar sonhos”, disse o percussionista Gabriel Machado, de 17 anos.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support