Aprendiz Musical encerra o ano letivo com apresentação dos alunos na Festa da Família

O Programa Aprendiz Musical, da Prefeitura de Niterói, encerrou o ano letivo com a Festa da Família, que reuniu alunos, professores, familiares e a comunidade. O ano de 2024 foi promissor e marcado por muito trabalho, com as inaugurações da Casa Aprendiz Musical Professor Aníbal Bragança, no Fonseca, e da Casa Norival de Freitas (Solar Notre Rêve), que passou a ser a nova sede do programa. O projeto promove a inclusão social através da música no Brasil. A programação foi repleta de atividades preparadas e realizadas pelos próprios alunos.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, falou sobre a satisfação de estar presente nesse momento e destacou a importância da cultura e do esporte na vida dos jovens.

“Essa Casa é uma aposta que fazemos neste programa, que ganhou uma dimensão muito maior este ano, dando oportunidade para mais músicos de Niterói se desenvolverem. Estamos criando oportunidades para que as pessoas cresçam, seja na música ou no esporte. Sabemos o quanto é importante que os nossos jovens, alunos da rede municipal de educação de Niterói, tenham acesso a atividades que os motivem e abram caminhos para o desenvolvimento. Com essa nova Casa, temos uma equipe maior, mais alunos e instrumentos novos, para que tudo funcione bem e vocês possam mostrar a qualidade do trabalho que têm realizado”, declarou o prefeito.

De acordo com o secretário de Ações Estratégicas, André Diniz, 2024 foi o melhor ano do programa.

“Este foi o melhor ano da história do Aprendiz. Inauguramos duas sedes, uma na Zona Norte e outra no Centro, oferecendo mais qualidade de ensino e atendimento para que alunos e professores tenham melhores resultados. Também ampliamos para 10 mil alunos, consolidando o Aprendiz como o maior programa de música em escolas públicas do país. Foi um belo ano para o Aprendiz e um presente incrível para a cidade de Niterói”, disse Diniz.

As apresentações aconteceram ao longo do dia. No repertório, obras como Asa Branca (Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga) e Peixe Vivo (Folclore mineiro). O programa incluiu também um Medley Disney, com músicas de O Rei Leão e Frozen, além de peças populares, clássicas e natalinas.

Para Luiza Carino, diretora do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que gere o Programa Aprendiz, a oportunidade de celebrar com todos foi um momento especial.

“É muito gratificante reunir alunos e pais em um evento especial para encerrar um ano de muito trabalho e realizações. Tivemos marcos significativos nesta temporada, como a inauguração da Casa Aprendiz e, recentemente, da Casa Norival de Freitas. Agora é tempo de celebrar e agradecer por mais um exercício bem-sucedido nesta fase de ouro do Aprendiz Musical”, disse Luiza.

Aprendiz Musical – É o maior programa de musicalização em escolas públicas do país, ensinando música há 23 anos em Niterói, com a premissa de que a Educação Musical é um caminho para a transformação, o exercício da cidadania e a realização de sonhos. Seus valores incluem transformação, compromisso, afetividade, integração e qualidade.

O Aprendiz Musical está presente em 100% das escolas da Rede Municipal de Ensino, onde cerca de 10 mil alunos têm aulas de musicalização, instrumentos de sopro e cordas ou canto coral, ampliando sua vivência cultural de variadas formas.

Além das unidades de ensino, o Aprendiz Musical funciona na Casa Aprendiz e no Conservatório de Música de Niterói (CMN), promovendo o ensino de música para crianças, adolescentes e jovens até 24 anos de idade, e oferecendo variadas atividades complementares que auxiliam no desenvolvimento dos alunos.

O Programa Aprendiz Musical é mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Executiva, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support