Bloco Loucos Pela Vida recebe Diploma Nicette Bruno de Cultura em solenidade no Teatro Municipal de Niterói

O bloco carnavalesco Loucos Pela Vida, ligado ao Centro de Convivência e Cultura (CeCo) Dona Ivone Lara, foi homenageado nesta quinta-feira (16) com o Diploma Nicette Bruno de Cultura, concedido pela Câmara Municipal de Niterói. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal de Niterói, em reconhecimento aos 205 artistas, coletivos e instituições selecionados na edição deste ano, que contribuem para manter viva e acessível a cena cultural da cidade.

Gerido pela FeSaúde, o Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara é um equipamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. O espaço promove atividades culturais, artísticas e comunitárias que integram saúde mental e cultura, ampliando o acesso à arte e à convivência social.

O Bloco Loucos Pela Vida é um coletivo da RAPS que conta com o apoio do CeCo para promover suas atividades, atuando muito além do carnaval. Por meio de oficinas, ensaios e apresentações ao longo do ano, o grupo reforça a potência criativa das pessoas em cuidado na rede de saúde mental, evidenciando a arte como uma poderosa ferramenta de transformação, inclusão e acolhimento.

“Esse reconhecimento é de todos que constroem, diariamente, esse trabalho coletivo. Esse prêmio nos inspira a sermos cada vez mais confiantes e a mostrar que também somos capazes de fazer cultura com excelência. Viva a inclusão!”, comenta Apulio Augusto, usuário da rede e responsável por inscrever o Bloco na premiação.

O Diploma Nicette Bruno foi criado pela Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara, presidida pelo vereador Leonardo Giordano, com o objetivo de valorizar iniciativas que fortalecem a identidade cultural de Niterói, destacando o papel fundamental da arte como instrumento de cidadania e inclusão social.

Para a FeSaúde, o reconhecimento simboliza o avanço da política de saúde mental em Niterói, que ocupa cada vez mais espaços de visibilidade e diálogo com a cidade.

“O Loucos Pela Vida representa o encontro entre cultura e cuidado. Esse diploma celebra o direito de todos à arte e à expressão, reafirmando o compromisso de Niterói com uma sociedade mais inclusiva”, destaca Viviani Costa, supervisora administrativa do Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara.

A entrega do Diploma Nicette Bruno reforça o compromisso de Niterói em reconhecer e valorizar quem faz da cultura um instrumento de transformação social — e mostra que a saúde mental está, cada vez mais, ganhando espaço na cena cultural da cidade.

Foto: Divulgação 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support