
BRICS Press Meeting oferece palestras e debates no Solar do Jambeiro
Ao longo desta sexta-feira (04), o Solar do Jambeiro recebeu o BRICS Press Meeting. O evento reuniu jornalistas, estudantes e especialistas, ofereceu palestras sobre o BRICS e sobre a cobertura da imprensa das reuniões de cúpula do bloco. A abertura contou com a palestra “A cultura dos BRICS”, de Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional.
“O BRICS é um marco nas mudanças das relações geopolíticas mundiais. O bloco surgiu em prol da multipolaridade do poder entre nações e pela construção de um mundo mais justo. Lidando com forças hegemônicas, acompanhamos muitos jornalistas independentes se esforçando para promover essa mudança. O encontro de hoje é uma forma de promover diálogo e sinergia entre os profissionais que acreditam na multipolaridade da imprensa”, declarou o editor executivo do Toda Palavra e organizador do evento, João Augusto Erthal.
A programação abrangeu temas como imprensa independente, o papel da mídia na consolidação de uma ordem multipolar, a formação de redes de comunicação no Sul Global e a relevância cultural do BRICS na produção jornalística.
As atividades foram destinadas a jornalistas credenciados. O público pôde assistir à transmissão ao vivo através do canal do Toda Palavra no YouTube https://www.youtube.com/@todapalavra; da TV Comunitária de Brasília https://www.youtube.com/@tvcomdfdemocraciainformativa e do portal de notícias Brasil 247 https://www.youtube.com/@brasil247.
“A história do BRICS passa pela ‘ocidentalização’ do oriente e a ‘orientalização’ do ocidente. Esse intercâmbio foi, por muitos anos, instrumentalizado e prejudicado por conflitos religiosos e por questões políticas. Deveríamos encarar esse processo como uma orientação de civilizações, ao invés de um choque entre povos. Além disso, mais do que analisar os interesses econômicos que essa coligação de países representa, precisamos valorizar a construção do diálogo entre cidades, a aproximação de elementos e a diplomacia da cultura”, analisou o primeiro palestrante do dia e presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi.
Também participaram da programação Fernando Horta (pesquisador brasileiro), Beatriz Bissio (jornalista e cientista política), Daria Yurieva (diretora Sputnik), Svetlana Shlubul (gerente de projetos da TV BRICS), Mario Sousa (presidente do Sindicato de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro), Pepe Escobar (jornalista e analista internacional) e outros.