
Caminho Niemeyer recebe feirão com 800 vagas de emprego para pessoas com deficiência
O Caminho Niemeyer recebe, nesta quinta-feira (22), o “Dia D – Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS”, com um feirão com 800 vagas de emprego exclusivas. O evento, que acontece das 9h às 16h, na Cúpula do Caminho Niemeyer, é promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria de Acessibilidade.
O objetivo é ampliar a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) e trabalhadores reabilitados do INSS no mercado de trabalho. A expectativa é reunir centenas de candidatos e dezenas de empresas comprometidas com a diversidade e o cumprimento da legislação de inclusão.
“O Dia D da inclusão social é uma grande oportunidade para as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS conseguirem um emprego. O país avançou na legislação e na garantia de direitos, mas ainda há muito a ser feito para essa população que ainda não tem amplo acesso a cursos profissionalizantes e ao ensino superior que sirvam de base para a conquista de um trabalho. A iniciativa do Ministério do Trabalho é importante e um esforço coletivo para que as empresas abram as portas para a inclusão de tantas pessoas em idade produtiva”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
O Dia D também se consolida como um espaço de diálogo, orientação e promoção de direitos, fortalecendo a construção de ambientes profissionais mais acessíveis, justos e inclusivos. A programação terá ainda Grupo de Dança Inclusivo e roda de conversa com especialistas sobre diversos temas relacionados a emprego, oportunidades e formação profissional para pessoas com deficiência.
A coordenadora de Acessibilidade de Niterói, Tânia Rodrigues, vai participar da roda de conversa sobre os desafios e oportunidades da formação profissional.
“Vamos falar sobre as dificuldades das pessoas com deficiência de antigamente. Conseguimos colocar várias ingressando na universidade, com a reserva de vagas. É muito importante contar toda a história e também tirar as dúvidas das pessoas. Elas podem se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho. É mostrar que a PCD é uma pessoa capaz de trabalhar, namorar, casar e ter filhos e não diferente de ninguém”, afirmou Tânia Rodrigues, que reforçou a importância da iniciativa do Ministério do Trabalho, que faz com que as empresas cumpram a lei de cotas e ofereçam emprego a pessoas que nem pensavam que poderiam trabalhar.
Programação:
9h – Abertura dos portões
9h30 – Abertura oficial do evento, com apresentação cultural do Grupo de Dança Inclusivo “Corpo em Movimento”
10h às 12h – Roda de conversa: Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, com os temas:
Auxílio-Inclusão, com Dra. Luciana Passos – Advogada e representante da sociedade civil
Laudo Médico e Enquadramento na Cota, com Dra. Débora – Auditora Fiscal do Trabalho (MTE)
Capacitismo no Ambiente de Trabalho, com Olga Maria Tavares, da Frente Nacional de Mulheres.
Formação Profissional – Desafios e Oportunidades, com Dra. Tânia Rodrigues – Coordenadora Municipal de Acessibilidade de Niterói.
Serviço:
Evento: Dia D – Feira de Inclusão Profissional para Pessoas com Deficiência
Data: Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Horário: 9h às 16h
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer
Foto: Divulgação