Caminho Niemeyer recebe feirão com 800 vagas de emprego para pessoas com deficiência

O Caminho Niemeyer recebe, nesta quinta-feira (22), o “Dia D – Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS”, com um feirão com 800 vagas de emprego exclusivas. O evento, que acontece das 9h às 16h, na Cúpula do Caminho Niemeyer, é promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria de Acessibilidade.

O objetivo é ampliar a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) e trabalhadores reabilitados do INSS no mercado de trabalho. A expectativa é reunir centenas de candidatos e dezenas de empresas comprometidas com a diversidade e o cumprimento da legislação de inclusão.

“O Dia D da inclusão social é uma grande oportunidade para as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS conseguirem um emprego. O país avançou na legislação e na garantia de direitos, mas ainda há muito a ser feito para essa população que ainda não tem amplo acesso a cursos profissionalizantes e ao ensino superior que sirvam de base para a conquista de um trabalho. A iniciativa do Ministério do Trabalho é importante e um esforço coletivo para que as empresas abram as portas para a inclusão de tantas pessoas em idade produtiva”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

O Dia D também se consolida como um espaço de diálogo, orientação e promoção de direitos, fortalecendo a construção de ambientes profissionais mais acessíveis, justos e inclusivos. A programação terá ainda Grupo de Dança Inclusivo e roda de conversa com especialistas sobre diversos temas relacionados a emprego, oportunidades e formação profissional para pessoas com deficiência.

A coordenadora de Acessibilidade de Niterói, Tânia Rodrigues, vai participar da roda de conversa sobre os desafios e oportunidades da formação profissional.

“Vamos falar sobre as dificuldades das pessoas com deficiência de antigamente. Conseguimos colocar várias ingressando na universidade, com a reserva de vagas. É muito importante contar toda a história e também tirar as dúvidas das pessoas. Elas podem se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho. É mostrar que a PCD é uma pessoa capaz de trabalhar, namorar, casar e ter filhos e não diferente de ninguém”, afirmou Tânia Rodrigues, que reforçou a importância da iniciativa do Ministério do Trabalho, que faz com que as empresas cumpram a lei de cotas e ofereçam emprego a pessoas que nem pensavam que poderiam trabalhar.

Programação:
9h – Abertura dos portões
9h30 – Abertura oficial do evento, com apresentação cultural do Grupo de Dança Inclusivo “Corpo em Movimento”
10h às 12h – Roda de conversa: Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, com os temas:
Auxílio-Inclusão, com Dra. Luciana Passos – Advogada e representante da sociedade civil
Laudo Médico e Enquadramento na Cota, com Dra. Débora – Auditora Fiscal do Trabalho (MTE)
Capacitismo no Ambiente de Trabalho, com Olga Maria Tavares, da Frente Nacional de Mulheres.
Formação Profissional – Desafios e Oportunidades, com Dra. Tânia Rodrigues – Coordenadora Municipal de Acessibilidade de Niterói.

Serviço:
Evento: Dia D – Feira de Inclusão Profissional para Pessoas com Deficiência
Data: Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Horário: 9h às 16h
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support