Caniçal recebe Programa de Regularização Sanitária com interligações gratuitas de esgoto

A comunidade do Caniçal, no Cafubá, recebeu, neste sábado (20), o lançamento do Programa de Regularização Sanitária, iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), em parceria com a Águas de Niterói. A ação prevê cerca de 160 interligações gratuitas de esgoto na região. 

“Niterói já conta hoje com 100% de abastecimento de água potável e 95,6% de esgoto coletado, mas o nosso objetivo é chegar a 100%. Para isso, a participação de todos é fundamental: concessionária, Prefeitura e população, trabalhando juntas. Construir uma cidade melhor é um esforço coletivo. Investir em saneamento também é investir em saúde. A Organização Mundial da Saúde aponta que, a cada R$ 1 aplicado em saneamento básico, economizamos R$ 4 na área da saúde”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Clima, Defesa Civil e Resiliência, Isabel Swan.

Também estiveram presentes ao evento o secretário Executivo de Niterói, Felipe Peixoto; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Velasco (SMARHS); a secretária de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa; o administrador Regional de Camboinhas, Piratininga e Itaipu, Rodrigo Tininho; e o supervisor do setor de comunidades da Águas de Niterói, Mario Braulio; e o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Cafubá (AMAC), Leonardo Buldogue. 

“Esse programa que o governo de Niterói vem desenvolvendo ao longo dos anos é de suma importância. Hoje, Niterói lidera os rankings de saneamento no estado e está entre as cinco primeiras cidades do Brasil. Já realizamos intervenções em localidades como Boa Esperança e Bonsucesso, e agora chegou a vez de vocês. Essa ação é fundamental e vai trazer mais qualidade de vida para a comunidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Velasco. 

O programa conta com parceiros comunitários que acompanham todas as etapas do processo nas comunidades, desde o diálogo com os moradores até o monitoramento das ligações de água e esgoto, tanto na parte comercial quanto hidráulica.

“É um projeto que leva dignidade, porque o morador passa a ter uma ligação regular, com instalação e padrão adequados”, destacou o supervisor do setor de comunidades da Águas de Niterói, Mario Braulio.

Durante o evento, houve a demonstração do programa que foi instalado na casa do morador Ângelo Soares da Silva, de 56 anos.  

“Essa iniciativa ajuda muito o meio ambiente, porque evita o descarte irregular de esgoto. Eu fico muito feliz”, avaliou.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support