
Centro Integrado de Segurança Pública da Prefeitura de Niterói (CISP) localiza carro envolvido em roubo de carga em 24 minutos
O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói auxiliou as forças de segurança pública a prender dois homens envolvidos em um roubo de carga de cigarro ocorrido na Avenida Central Região Oceânica, em Niterói. Entre o acionamento, o cerco e a prisão foram 24 minutos. Os suspeitos, moradores de São Gonçalo, tentavam fugir utilizando um bloqueador de sinal para despistar as autoridades. A carga foi recuperada.
A eficiência e a agilidade das câmeras de monitoramento operadas por guardas municipais frustraram a ação dos suspeitos. Às 12h06, o caminhão com cigarros foi abordado por criminosos em motos. O motorista foi rendido e a carga foi repassada para uma van branca. A partir do rápido acionamento do sistema de monitoramento do CISP e da colaboração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Segurança Presente, da Polícia Militar e da 81ª DP (Itaipu), o veículo com a carga roubada foi localizado, interceptado e dois suspeitos foram detidos às 12h30. A carga foi totalmente recuperada.
Os suspeitos têm passagem pela polícia por interceptação. Eles usavam um bloqueador de sinal para impedir o rastreamento da carga. O equipamento impede que rastreadores que eventualmente tenham sido colocados na carga emitam sinais.
O secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, destacou que a ação reafirma o compromisso da gestão municipal com a segurança da população.
“A integração entre as forças de segurança e o uso da tecnologia de ponta são pilares fundamentais para o sucesso no combate ao crime. O sistema de monitoramento do CISP não apenas identifica rapidamente os criminosos, mas também permite uma resposta imediata, protegendo nosso município e garantindo resultados concretos como a recuperação dessa carga e a prisão dos envolvidos. Seguiremos investindo em inteligência e inovação para tornar Niterói uma cidade cada vez mais segura”, afirmou Gilson Chagas.
O Cercamento Eletrônico da Prefeitura de Niterói, um dos mais avançados do país, detectou rapidamente a movimentação suspeita. O sistema opera com mais de 600 câmeras e foi fundamental para mapear e identificar cada placa usada pela van durante a ação criminosa.
Este caso foi mais um resultado do modelo de segurança pioneiro adotado por Niterói, que alia tecnologia de ponta e uma equipe de inteligência 24 horas, garantindo monitoramento constante e suporte imediato às forças policiais. Desde a implementação em 2015, o sistema já auxiliou na recuperação de mais de 650 veículos e contribuiu diretamente para a elucidação de diversos crimes.
Foto: Luciana Carneiro