Centro Integrado de Segurança Pública da Prefeitura de Niterói (CISP) localiza carro envolvido em roubo de carga em 24 minutos

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói auxiliou as forças de segurança pública a prender dois homens envolvidos em um roubo de carga de cigarro ocorrido na Avenida Central Região Oceânica, em Niterói. Entre o acionamento, o cerco e a prisão foram 24 minutos. Os suspeitos, moradores de São Gonçalo, tentavam fugir utilizando um bloqueador de sinal para despistar as autoridades. A carga foi recuperada.

A eficiência e a agilidade das câmeras de monitoramento operadas por guardas municipais frustraram a ação dos suspeitos. Às 12h06, o caminhão com cigarros foi abordado por criminosos em motos. O motorista foi rendido e a carga foi repassada para uma van branca. A partir do rápido acionamento do sistema de monitoramento do CISP e da colaboração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Segurança Presente, da Polícia Militar e da 81ª DP (Itaipu), o veículo com a carga roubada foi localizado, interceptado e dois suspeitos foram detidos às 12h30. A carga foi totalmente recuperada.

Os suspeitos têm passagem pela polícia por interceptação. Eles usavam um bloqueador de sinal para impedir o rastreamento da carga. O equipamento impede que rastreadores que eventualmente tenham sido colocados na carga emitam sinais.

O secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, destacou que a ação reafirma o compromisso da gestão municipal com a segurança da população.

“A integração entre as forças de segurança e o uso da tecnologia de ponta são pilares fundamentais para o sucesso no combate ao crime. O sistema de monitoramento do CISP não apenas identifica rapidamente os criminosos, mas também permite uma resposta imediata, protegendo nosso município e garantindo resultados concretos como a recuperação dessa carga e a prisão dos envolvidos. Seguiremos investindo em inteligência e inovação para tornar Niterói uma cidade cada vez mais segura”, afirmou Gilson Chagas.

O Cercamento Eletrônico da Prefeitura de Niterói, um dos mais avançados do país, detectou rapidamente a movimentação suspeita. O sistema opera com mais de 600 câmeras e foi fundamental para mapear e identificar cada placa usada pela van durante a ação criminosa.

Este caso foi mais um resultado do modelo de segurança pioneiro adotado por Niterói, que alia tecnologia de ponta e uma equipe de inteligência 24 horas, garantindo monitoramento constante e suporte imediato às forças policiais. Desde a implementação em 2015, o sistema já auxiliou na recuperação de mais de 650 veículos e contribuiu diretamente para a elucidação de diversos crimes.

Foto: Luciana Carneiro

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support