Cidade de Niterói está à frente da Unidade Temática de Cultura da Mercocidades
Niterói ocupa mais uma posição de destaque dentro da Mercocidades. Além da presidência da rede de governos locais das Américas do Sul e Latina, a cargo do prefeito Rodrigo Neves, a cidade está agora à frente da Unidade Temática de Cultura no biênio 2025-2027. O anúncio foi publicado esta semana pela própria entidade, após a aprovação das novas coordenações durante a XXX Cúpula da Rede Mercocidades, realizada no Caminho Niemeyer entre os dias 3 e 5 de dezembro.
A escolha reconhece o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal das Culturas de Niterói (SMC) na promoção do direito à cultura, na articulação internacional e na construção de políticas públicas que fortalecem a participação social e a diversidade cultural. Com a nova configuração, Niterói assume a liderança da instância temática de Cultura, que reúne governos locais dedicados ao intercâmbio de experiências, ao desenvolvimento de estratégias conjuntas e ao fortalecimento da cooperação regional.
Para o subsecretário das Culturas de Niterói, Matheus Lima, a presidência representa um marco para a cidade e para a política cultural brasileira.
“Assumir a presidência da Unidade Temática de Cultura da Mercocidades é um reconhecimento ao trabalho que Niterói vem realizando para fortalecer o direito à cultura como eixo central do desenvolvimento democrático. É também a confirmação de que nossas políticas públicas dialogam com os desafios e as potências da América do Sul como um todo. Essa responsabilidade amplia nossa capacidade de cooperação, aproxima Niterói de outras cidades que pensam a cultura de forma participativa e nos coloca em posição de contribuir para uma agenda internacional comprometida com diversidade, memória, democracia e participação social. Seguiremos trabalhando para que a cultura seja um direito garantido para todas as pessoas”, afirma Lima.
Como líder da Unidade Temática de Cultura, Niterói assume o compromisso de conduzir agendas estratégicas relacionadas ao fortalecimento das políticas culturais, ao desenvolvimento sustentável, à cultura como direito e ao papel das cidades na consolidação da democracia cultural em nível mundial. A presidência reforça o protagonismo internacional da cidade, que já sediou importantes encontros ligados ao tema, como o Seminário Internacional Cultura e Democracia e a reunião presencial da Rede IberCultura Viva. A coordenação contará com as subcoordenações de Quilmes, na Argentina, e Concepción, no Chile.
A nova composição das autoridades da Mercocidades foi anunciada no site oficial da organização e marca um novo ciclo de cooperação entre cidades comprometidas com a integração cultural e o fortalecimento das políticas públicas globais.




