Circuito Pedalar nas Paineiras celebra o Mês da Mulher com mobilidade, cultura e serviços no Badu neste sábado (21)

Como parte das ações do Mês da Mulher, o Circuito Pedalar nas Paineiras reúne mobilidade urbana, cultura, lazer e inclusão social em uma programação pensada para a comunidade, com incentivo à participação feminina em atividades esportivas e de bem-estar. O evento acontece neste sábado (21), das 9h às 14h, no Condomínio Jardim das Paineiras, no Badu.

A iniciativa é promovida pelo Projeto Social Pedalar, em parceria com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semobi), Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde, Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Secretaria de Esporte e Lazer e CLIN.

“Mais do que um evento, o Circuito Pedalar nas Paineiras é uma oportunidade de aproximar a comunidade da bicicleta e mostrar como ela pode ser uma ferramenta de inclusão, saúde e convivência. A proposta é criar um espaço de encontro, aprendizado e lazer para os moradores”, destaca Jairo Sena, criador do Projeto Pedalar.

Para Fernanda Neves, coordenadora do Programa Niterói Por Elas e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, o evento reflete o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido na cidade.

“O Circuito traduz, na prática, o esforço de levar políticas públicas para mais perto da vida real das mulheres, considerando seus territórios, rotinas e desafios. Quando falamos de mobilidade, falamos também de autonomia, acesso à cidade e qualidade de vida. O Niterói Por Elas existe para que todas as áreas do governo construam ações que garantam direitos e incentivem as mulheres a ocuparem todos os espaços com segurança, lazer e cuidado”, afirmou.

A secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Marcele Sardinha, destaca a importância de realizar a ação no território.

“Celebrar o Mês da Mulher em um espaço como o Jardim das Paineiras reforça o papel da habitação de interesse social na promoção de qualidade de vida e no desenvolvimento das comunidades. O Badu tem uma forte liderança feminina, com mulheres protagonistas na vida comunitária. Iniciativas como essa valorizam essas trajetórias e fortalecem ainda mais os territórios”, disse.

Alinhada ao Mês da Mulher, a programação foi pensada para valorizar, reconhecer e fortalecer o protagonismo feminino na comunidade do Badu. Voltado especialmente para mulheres, crianças, jovens e moradores da região, o evento utiliza a bicicleta como ferramenta para incentivar hábitos saudáveis, promover autonomia e ampliar o acesso à mobilidade ativa.

O coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, ressalta que a ação também aproxima as políticas públicas do cotidiano da população.

“A bicicleta conecta mobilidade, saúde, cultura e lazer. Quando chega acompanhada de atividades e serviços, se torna uma poderosa ferramenta de inclusão. A Prefeitura de Niterói vem investindo em uma cidade mais humana e acessível, e iniciativas como essa reforçam o papel da mobilidade ativa no fortalecimento das comunidades”, afirmou.

A proposta também busca fortalecer a convivência comunitária, estimular a educação no trânsito e valorizar a cultura local, criando um ambiente de integração e participação.

A programação reúne diversas atividades gratuitas e abertas ao público. Entre os destaques estão oficina de mecânica básica de bicicletas, com revisão colaborativa para até 50 participantes; circuito recreativo com monitor educativo; customização de camisas com temática bike; oficina de dança voltada ao público feminino; apresentação do “Mágico da Bicicleta”; e roda de samba com artistas locais.

O evento também contará com serviços das secretarias municipais e pontos de hidratação. A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária também vai atender a população e orientar sobre as políticas habitacionais. A Secretaria de Saúde, por sua vez, realizará a distribuição de preservativos e absorventes, além de aferição de pressão arterial e testes rápidos para HIV. Já a Secretaria da Mulher oferecerá orientações e materiais informativos sobre os serviços disponíveis. A Secretaria de Esporte promoverá uma aula de yoga, enquanto a CLIN apresentará uma exposição de materiais reciclados.

O Condomínio Jardim das Paineiras é majoritariamente formado por mulheres chefes de família e conta com uma gestão liderada por uma síndica e diversas subsíndicas, com apenas um subsíndico homem. Esse cenário reforça o alinhamento do território com o propósito do circuito de valorizar e fortalecer a presença feminina nos espaços de convivência, esporte e bem-estar.

Serviço
Data: Sábado (21), das 9h às 14h
Local: Condomínio Jardim das Paineiras
Endereço: Estrada Guilhermina Bastos, 804, Badu, Niterói

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support