Clin Comunidade Sustentável: Moloks chegam ao Campo do Flamenguinho

A Prefeitura de Niterói, por meio da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), instalou dois moloks (contêineres semienterrados) no Campo do Flamenguinho, em Jurujuba. Com capacidade de 3m³ cada, os equipamentos – nas cores marrom e azul – têm funções específicas: o marrom para resíduos orgânicos e o azul para recicláveis secos.

Para promover o uso correto dos equipamentos, a equipe de sustentabilidade da Clin esteve no local orientando moradores e comerciantes sobre as práticas adequadas de descarte. A ação de conscientização continua ao longo da semana e será estendida a outras comunidades do bairro, como Salinas e Cascarejo.

Desde o lançamento do programa, em 2020, a Clin já implantou moloks em 15 comunidades, com um total de 20 pontos de instalação e 48 equipamentos — sendo 27 destinados a resíduos orgânicos e 21 a recicláveis. As localidades beneficiadas incluem: Zulu (em dois pontos), Buraco do Boi, Atalaia, Várzea das Moças, Ititioca (Est. Alarico de Souza e Capim Melado), Chácara/Arroz, Jacaré, Maceió, Bairro de Fátima, Sapê (em dois pontos), Cantagalo, Jurujuba (em dois pontos — em frente ao Morro do Cascarejo e no Campo do Flamenguinho), Preventório, Fonseca (Vila Ipiranga — Tenente Osório e Travessa Francisco Borges) e Morro do Bumba. A estimativa é de que cerca de 50 mil pessoas sejam beneficiadas pela iniciativa.

Os moloks substituem as tradicionais caçambas e possuem um sistema hermético, que impede a entrada de água da chuva e protege os resíduos contra animais, evitando que o lixo seja espalhado. O modelo contribui para a saúde pública, ao impedir a proliferação de vetores de doenças, além de facilitar a coleta seletiva — essencial para a construção de um ambiente mais sustentável.

“A coleta seletiva é fundamental para uma cidade mais limpa e sustentável. Com os moloks, buscamos oferecer soluções práticas para o descarte correto de resíduos e melhorar a qualidade de vida nas comunidades. Nosso objetivo é tornar a gestão dos resíduos mais eficiente, ocupando melhor os espaços urbanos e cuidando da saúde pública”, afirmou o presidente da Clin, Acílio Borges.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support