Clin ensina artesanato a mulheres da Comunidade do Buraco do Boi
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) promoveu uma importante ação de capacitação voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social da Comunidade do Buraco do Boi, no Barreto. Por meio do módulo “Capacitação Clin – Artesanato e Sustentabilidade”, ministrado por Rosemary Telva, integrante da equipe de sustentabilidade da empresa e responsável pelo Ponto de Entrega Sustentável (PES), as participantes tiveram a oportunidade de aliar aprendizado, criatividade e geração de renda.
Desde julho, foram realizadas trinta oficinas, concluídas em novembro, com a entrega de certificados às participantes. Ao longo do curso, as mulheres aprenderam sobre gestão de resíduos sólidos e reciclagem, temas especialmente relevantes para a comunidade, que já conta com um PES e com os moloks (contêineres semienterrados nas cores marrom, destinados a resíduos orgânicos, e azul, para materiais recicláveis secos).
Os encontros proporcionaram momentos de troca, aprendizado e bem-estar. Materiais como rolinhos de papel higiênico, garrafas PET, latas de metal e papelão se transformaram em porta-retratos, cestinhas, caixas de joias, porta-lápis, objetos decorativos e até em um painel ornamental.
Para Rozária de Fátima, de 67 anos, a experiência trouxe mais do que conhecimento.
“Estava dentro de casa, com ansiedade, e essa programação foi maravilhosa. Foi o que me motivou a procurar outras atividades, como pilates. Sempre morei aqui, mas só agora, com essa ação, fiz amizades com as outras integrantes. Aqui, a gente formou uma família. Gostei de tudo, principalmente de trabalhar com papelão. Fiz quadrinhos, caixinhas de joias. Adorei”, afirmou Rozária de Fátima.
Os cursos e oficinas de reciclagem e gestão de resíduos sólidos integram as metas estabelecidas pelo governo municipal. A Clin concluiu a entrega da ação antes do prazo previsto.




