Coleta seletiva: Clin passa a receber resíduos eletroeletrônicos em seis ecopontos



A partir da próxima semana, a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) passa a receber resíduos eletroeletrônicos em seis ecopontos. Esta é mais uma iniciativa adotada pela Clin para incentivar e reforçar a prática da coleta seletiva na cidade. A iniciativa, desenvolvida por meio de uma parceria com a empresa E-Ambiental, tem como objetivo facilitar o acesso para que mais pessoas possam realizar o descarte de forma consciente, evitando a degradação ambiental causada pelo despejo incorreto desse tipo de material.

Será possível descartar aparelhos celulares, mp3, computadores, terminais, cabos e fios, fax, câmeras fotográficas, TV de tubo e receptores, webcam e joysticks, nobreak, aquecedores, batedeiras, aparelhos de DVD, ferros elétricos, unidades de CD e DVD, lâmpadas, smartphones e acessórios, Ipods, notebooks, fontes e gabinetes, monitores de computador, impressoras e scanners, estabilizadores, aparelhos de ar condicionado, cafeteiras, carregadores em geral, micro-ondas, pilhas, aparelhos de som, walkman, telefones, teclados, HDs e memórias, filmadoras, baterias automotivas, liquidificadores, pen drives, disquetes e baterias.

“Os resíduos eletroeletrônicos, quando descartados de maneira inadequada, podem causar sérios danos ao meio ambiente. Estamos felizes em poder estabelecer essa parceria e esperamos contar com a adesão da população de Niterói”, comenta o presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes.

Os ecopontos onde poderá ser feito o descarte deste material ficam no Largo da Batalha, Barreto, Fonseca, Itaipu, Santa Bárbara e Ilha da Conceição. A empresa também disponibiliza o serviço Disque Coleta, através dos números 98323-6940 e 3587-8266, em que os moradores da cidade podem informar o endereço e solicitar o recolhimento do resíduo eletrônico de forma gratuita.

Comunidade Sustentável – Outra iniciativa adotada pela Clin é o projeto “Clin Comunidade Sustentável”, que começou a ser implantado em 2020. Atualmente, 12 comunidades são atendidas, entre elas Zulu (Santa Rosa), Buraco do Boi (Barreto), Morro do Atalaia (Ititioca), João Nunes (Várzea das Moças), Morro da Chácara e Arroz (Centro) e Jacaré (Região Oceânica). A comunidade do Cantagalo foi a mais recente contemplada com o serviço. A previsão, de acordo com a Clin, é que o programa seja ampliado para outras seis até o fim de 2022.

O Clin Comunidade Sustentável tem como objetivo aprimorar a gestão de resíduos sólidos em regiões de difícil acesso. Os novos contêineres são colocados em pontos estratégicos, nas partes baixas dessas áreas, e além de facilitarem a retirada dos resíduos das comunidades, como são semienterrados, não há proliferação de insetos e ratos no local, proporcionando melhor qualidade de vida dos moradores.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support