
Companhia de Limpeza de Niterói recebe universitários para troca de experiências
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) recebeu alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Administração da Unilasalle, para um encontro voltado à troca de conhecimentos sobre práticas sustentáveis, tema central de uma atividade extracurricular promovida pela instituição de ensino.
Os estudantes foram recebidos pelos especialistas Bernardo Medeiros e Ricardo Portugal, da equipe de sustentabilidade da Clin, em uma roda de conversa sobre o projeto que vinham desenvolvendo. A proposta apresentada envolve a produção de tijolos de adobe com fibra de coco, além do uso de materiais recicláveis na construção civil, como resíduos têxteis e telhas feitas com plástico reciclado e resina.
Durante o encontro, os alunos também conheceram as iniciativas da Companhia voltadas ao descarte correto de resíduos, e visitaram o viveiro de mudas e o setor de reciclagem.
Gabriela Canossa, aluna do 7º período de Arquitetura e Urbanismo, destacou a importância da atividade. “Na disciplina ‘Atividade Integradora’, diferentes turmas se reúnem para propor ações sociais e coletivas voltadas à cidade de Niterói. Sabíamos da parceria já existente entre a universidade e a Clin e decidimos aprofundá-la, com foco na construção sustentável. Foi enriquecedor apresentar nossas ideias e conhecer os projetos da Companhia, abrindo portas para futuras colaborações”, disse a estudante.
Durante a apresentação, Ricardo Portugal abordou temas como o Projeto Orla Piratininga (POP), que utiliza jardins filtrantes para captar e reaproveitar a água da chuva, uma solução baseada na natureza (SBN).
“O tema dos resíduos da construção civil está diretamente ligado à sustentabilidade. Conceitos como eco construções, telhados verdes, conforto ambiental, geração de energia limpa, baixo custo de manutenção e uso de materiais alternativos devem estar no centro dos projetos arquitetônicos”, ressaltou Ricardo, que também é arquiteto.
Bernardo Medeiros concluiu destacando o valor da iniciativa.
“É inspirador ver jovens comprometidos com soluções sustentáveis na construção civil. O projeto apresentado mostra que é possível unir inovação, responsabilidade ambiental e viabilidade prática. Parcerias como essa são essenciais para construir uma cidade mais limpa, resiliente e preparada para os desafios do futuro”, concluiu ele.