Compromisso social é tema de debate em evento sobre integridade e compliance

O terceiro dia do “Niterói Compliance Week: o que estamos fazendo por você?” teve uma live na qual o tema em debate foi compromisso social. Com mediação do secretário de Participação Social, Anderson Pipico, a live discutiu a importância da cultura de integridade e compliance na administração pública em áreas da Prefeitura que têm grande impacto social na vida da população. Participaram da live o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira; o secretário de Educação, Vinícius Wu; e o secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa. Até sexta-feira (04), o “Niterói Compliance Week” apresenta iniciativas e ações de órgãos e entidades da Prefeitura no que se refere à integridade e à transparência na gestão municipal.   

O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que o desafio de qualquer gestor público é utilizar os recursos da forma mais eficiente para atender às necessidades dos cidadãos. Ele afirmou que o uso de recursos precisa ser estudado, justificado e feito com absoluta transparência. Rodrigo Oliveria afirmou que falar de saúde é falar de democracia. “A saúde pública é a ação estatal sobre os corpos das pessoas. Se bem organizadas, as ações de saúde representam a garantia de um direito da população. É uma forma de democratização da sociedade. Para termos saúde para todos e, consequentemente, mais democracia, precisamos de transparência, integridade e compliance. Precisamos garantir que os recursos cumpram integralmente o objetivo para o qual foram destinados”, disse Rodrigo Oliveira.

O secretário de Educação, Vinícius Wu, enfatizou que os gestores de políticas educacionais em escala global vivem um período extremamente desafiador em razão da pandemia da Covid-19. Ao falar sobre o retorno dos alunos às aulas presenciais, o secretário disse que o objetivo é recuperar a capacidade de aprendizagem e, principalmente, reconstruir os vínculos dos alunos com as escolas. “É um desafio muito grande retomar estes vínculos para evitar a evasão escolar. Temos agendas importantes neste sentido como a inclusão digital e a modernização das escolas, a expansão da rede municipal e o aumento da oferta de educação em tempo integral. Além disso, vamos aprofundar as práticas artísticas, culturais e esportivas para fazer das escolas espaços cada vez mais acolhedores. O desafio é reduzir os impactos da pandemia na educação”, afirmou Vinícius Wu.

O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, disse que a cultura da integridade e do compliance é fundamental, já que a atuação da pasta está voltada para o atendimento ao público. “Apenas no ano passado, foram cerca de seis mil vítimas de violação dos direitos humanos. Trabalhamos com proteção de dados e tratamos de denúncias. Estamos elaborando nosso Plano de Integridade para elevar ainda mais o nosso padrão de atendimento. Já temos como premissa fundamental incentivar a participação da sociedade nos temas ligados aos direitos humanos. Temos vários conselhos e comitês de participação social. Assim como temos representantes da secretaria em outros fóruns e conselhos onde estes temas são tratados”, explicou Raphael Costa.

Ao encerrar a live, o secretário de Participação Social, Anderson Pipico, destacou que Niterói vem realizando um trabalho fundamental de ouvir a população sobre as políticas públicas. “Esse é um diferencial. Os moradores de Niterói são ouvidos sistematicamente. Já fizemos várias consultas públicas pelo Colab. Temos que saber o que a população está querendo e ainda vamos avançar muito neste sentido”, disse Anderson Pipico.

O “Niterói Compliance Week” é uma iniciativa da Controladoria Geral do Município (CGM), em conjunto com secretarias e órgãos da Prefeitura, além de parceiros externos. O evento é online e as atividades são transmitidas pelo canal da Escola de Governo e Gestão (EGG) no Youtube: https://youtube.com/c/EGGNiteroi.  

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO “NITERÓI COMPLIANCE WEEK: O QUE ESTAMOS FAZENDO POR VOCÊ?” ATÉ SEXTA-FEIRA:

03/02 (QUINTA-FEIRA)

– 14h30: Aspectos importantes da Nova Lei de Licitações e Controles Administrativos

              Nova Lei de Licitações: principais alterações nos contratos administrativos

Facilitadores: Mauricio Martins (SEPLAG) (mediação), Marcos Vinicius do Carmo (PGM) e Soraya Portela Cesarino (PGM)

04/02 (SEXTA-FEIRA)

– 14h30: Como fornecer para a Administração Pública

Facilitadores: Marcelle Rodrigues dos Santos (SEBRAE) e Felipe Ansaloni (SEBRAE)

– 16h (ENCERRAMENTO): Certificação dos Construtores da Integridade e do Compliance

Mediação: Arlindo Rocha (CGM)

Participação: Cristiane Mara Rodrigues Marcelino (controladora-geral de Niterói); Michell Maron (procurador-geral do município); Bira Marques (secretário executivo de Niterói) e Renata Scarpa (Ministério Público do Rio de Janeiro)

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support