Dezembro Vermelho: Prefeitura de Niterói na luta contra o HIV

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, vai intensificar as ações de prevenção e combate ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis no próximo mês com a campanha Dezembro Vermelho. O teste rápido para o HIV é gratuito e está disponível em toda a rede básica de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, explica a importância da data e da prevenção à doença.

“O município conta com uma coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais que realiza ações durante o todo o ano. A campanha do Dezembro Vermelho é fundamental para alertar a população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. O mês também marca a luta contra o estigma e preconceito em torno da doença”, afirma a secretária.

Em Niterói, pessoas portadoras de HIV/Aids contam com assistência e tratamento nas unidades de saúde que possuem o Serviço de Atenção Especializado (SAE), bem como cuidados de acolhimento e promoção de saúde.

O Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), no Centro, é referência para internação de adultos, oferecendo também o atendimento ambulatorial. Já a internação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos é realizada no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho.

Para atendimento ambulatorial de adultos, a população soropositiva conta com a Policlínica Regional Sérgio Arouca, Policlínica Regional do Barreto, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, Policlínica Regional da Engenhoca, Policlínica Regional do Fonseca e Hospital Azevedo Lima (HEAL) realizam atendimento apenas do público adulto. Já a Policlínica Regional do Largo da Batalha, Regional de Itaipu e o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) atende também crianças e adolescentes.

Gestantes HIV positivo têm atendimento em qualquer um dos SAE existentes. Caso haja existência de risco obstétrico causado por outros agravos à saúde das gestantes, elas poderão ser encaminhadas para a Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio.

O atendimento da Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PREP) é realizado em todos os serviços onde funciona o SAE. Já o atendimento da Profilaxias Pós Exposição Sexual (PEP) é realizado em todas as emergências, nos serviços de atenção especializada em HIV/Aids, e quando se trata de caso de violência contra mulheres, também são referência: a Maternidade Municipal Alzira Reis, o Hospital Estadual Azevedo Lima e Hospital Universitário Antônio Pedro.

A coordenadora Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Márcia Santana, conta que além dos cuidados clínicos, o município oferece ações de prevenção e promoção da saúde.

“O município oferta preservativos masculinos (externos) e femininos (internos), gel lubrificante, medicamentos e material informativo. Também são realizadas campanhas para promover a solidariedade, não-preconceito, não- discriminação, proteção e garantia de direitos humanos e a qualidade de vida em geral para as pessoas portadoras de HIV/Aids”, conta Márcia.  

Autoteste – A secretaria também oferta o autoteste, mais uma opção para ampliar e facilitar o diagnóstico do HIV. O exame, que pode ser feito em casa, permite o acesso ao diagnóstico precoce da doença, principalmente para aqueles que precisam ser testados com maior frequência por conta das vulnerabilidades e exposição contínua e o risco de contaminação.

A oferta do autoteste é realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil; e também em todos SAE onde se realiza a PREP, funcionando de segunda a sexta feira, das 8h às 16h30. É importante ressaltar que o autoteste não substitui o teste rápido que é oferecido na rede de saúde da cidade para toda a população.

Seminário

Como é tradicional, o 22º Seminário da ReduSaids será realizado no dia 13/12, das 08h30 às 17h30, no Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) /Campus do Gragoatá da UFF – BLOCO P. O tema deste ano é: Juventude, Saúde e Prevenção: As Dimensões Sociais e Políticas do HIV/AIDS.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1s0tLGNwxnL-hJoYb-0P05WIfT8iKRPHzz-EMTSLUhCY/edit

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support