Diretoras e diretores de 82 unidades da Rede Municipal de Educação tomam posse para o biênio 2025-2027

Novas diretoras e novos diretores das unidades da Rede Municipal de Educação de Niterói tomaram posse nesta sexta-feira (18), iniciando oficialmente o ciclo de gestão 2025-2027. A cerimônia foi realizada na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, e reuniu o prefeito Rodrigo Neves, a vice-prefeita, Isabel Swan, o secretário municipal de Educação, Bira Marques, a presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello, além de outras autoridades e representantes da rede.

Eleitas (os) democraticamente por meio do processo de consulta direta, 164 gestoras (es) – entre diretoras (es) gerais e adjuntas (os) – tomaram posse com a responsabilidade de liderar 82 das 98 Unidades de Educação da Rede Municipal. A posse marca o início de um novo ciclo de trabalho e reforça o compromisso da cidade com uma educação pública participativa, democrática e de qualidade.

Durante a solenidade, o prefeito Rodrigo Neves saudou as diretoras e os diretores, lembrou da trajetória dos pais professores e também da primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, e destacou o plano de cargos e salários e o papel estratégico da gestão escolar no fortalecimento das políticas públicas educacionais.

“Gostaria de saudar a cada um e a cada uma e desejar muito trabalho e muitos resultados, porque vocês administram as escolas e não é fácil. São vários servidores para coordenar e uma comunidade em que precisamos prestar um bom serviço. Embora os desafios sejam significativos, tenho confiança de que, até o final do ano, nossa rede se consolidará como a melhor rede municipal de educação do estado do Rio de Janeiro. A educação é a política pública mais eficaz para reduzir de forma sustentável a pobreza e a desigualdade, além de ser o instrumento mais poderoso na prevenção da violência. Niterói é um belo exemplo disso. Viva a educação de Niterói e as novas diretoras e diretores”, disse Rodrigo Neves em seu discurso.

O secretário de Educação, Bira Marques, ressaltou que Niterói é uma das poucas cidades do país que mantém, com regularidade, um processo democrático de escolha das direções escolares. Neste ano, a Rede implementou novidades como a formação específica para as(os) candidatas(os) e a exigência da apresentação de um Plano de Gestão para cada unidade.

“As diretoras e diretores são lideranças fundamentais nos territórios. São elas e eles que transformam políticas públicas em ações concretas no dia a dia das escolas. Esse é um momento de celebração e, também, de renovação de compromissos com a infância, com a juventude e com toda a comunidade escolar. Temos o desafio de avançar ainda mais na qualidade da educação. Para isso conto com a liderança de cada uma e cada um de vocês”, afirmou o secretário. 

A presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello, destacou que o processo de consulta direta foi um importante exercício de escuta e valorização das comunidades escolares.

“Mais de 90% dessa gestão nas unidades é composta por mulheres, e sabemos que não há nada como o olhar de uma mulher. Esse é um dos cargos mais complexos, porque além de liderar a escola, elas são guardiãs da democracia e têm o desafio de levar à população de Niterói a mais importante das políticas públicas, que é a educação, que é a que verdadeiramente rompe com as desigualdades sociais”, disse Andrea Bello.

A cerimônia de posse contou ainda com uma apresentação musical feita por gestores da própria Rede: o diretor Jessé Magalhães, da UMEI Leni dos Santos Oliveira – Dona Helena (Ponta D’Areia), e a diretora Márcia Palmar, da Escola Municipal Paulo Freire, emocionaram o público com interpretações que celebraram o início de um novo tempo na educação municipal.

Trabalhando há 19 anos na rede de educação, Márcia Palmar era diretora adjunta e foi eleita diretora geral da Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca. 

“Minha expectativa é que a gente tenha nos próximos três anos uma escola cada vez mais eficiente, que possa agregar cada vez mais valores aos nossos alunos e possa produzir mais conhecimento para a nossa comunidade”, disse a diretora, que também é cantora profissional e se apresentou na cerimônia.

Professor da rede há 20 anos, Marcelo Dias de Souza, 60 anos, foi eleito pela primeira vez diretor da UMEI Nilo Neves, no Morro da Boa Vista, que tem mais de 150 alunos na educação infantil.

“Espero fazer um bom trabalho e sempre ouvindo a comunidade. Estou muito feliz. É uma novidade. Qualquer novidade sempre deixa a gente um pouco inseguro, mas a minha experiência lá na escola me deixa mais tranquilo. Eu trabalhava na coordenação como articulador”, explicou Marcelo.

O vereador Binho Guimarães, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal; a conselheira municipal de educação, professora Márcia Peçanha; e o presidente da Federação de Associações de Moradores de Niterói (FamNit), Manoel Amâncio, também participaram da solenidade.

Foto: Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support