Em Niterói, novo ciclo de gestão na Rede Municipal tem início marcado por formação de diretoras e diretores 

As diretoras e diretores da Rede Municipal de Educação de Niterói participaram de dois dias intensos de formação que marcaram o início do ciclo de gestão 2025-2027, no Centro de Formação Darcy Ribeiro. Realizado pela Prefeitura de Niterói, o curso “Entre Saberes e Decisões: Direção Escolar no Cruzamento entre Democracia, Pedagogia e Gestão” promove momentos de reflexão, trocas e alinhamento das diretrizes que nortearão a atuação das equipes gestoras nos próximos anos. A iniciativa é uma ação da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação.

A atividade reuniu cerca de 200 profissionais, entre diretoras gerais e adjuntas, das 98 unidades da Rede. A formação faz parte do processo de consulta direta às comunidades escolares, previsto em edital. Os encontros formativos seguirão até dezembro, com uma programação contínua voltada ao fortalecimento da gestão escolar e à qualificação das práticas pedagógicas na Rede Municipal.

“A gestão escolar tem papel estratégico na consolidação de uma escola que acolhe, ensina e transforma. Essa formação é o primeiro passo para construirmos, juntas e juntos, uma caminhada baseada na escuta, na corresponsabilidade e no compromisso com uma educação pública de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos da nossa rede”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.

A programação abordou temas essenciais para o cotidiano das escolas, como a construção coletiva do projeto pedagógico, a gestão democrática, a Carta Regimento, o uso pedagógico dos dados, educação popular e a articulação com as diretrizes curriculares da Rede. A formação também incluiu oficinas e vivências pedagógicas, como a performance “Pedagogia do Riso”, conduzida por Ricardo Gadelha.

“Essa formação é parte de um processo maior de fortalecimento da gestão democrática em nossa rede e o coração do processo de consulta direta. Acreditamos em diretoras e diretores que lideram com escuta, sensibilidade e coragem. Seguiremos juntos nesse caminho de construção coletiva e compromisso com o bem comum”, ressaltou a presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello.

A formação também foi bem recebida pelas equipes gestoras das unidades, que destacaram a importância da troca de experiências e do debate coletivo sobre os rumos da educação pública em Niterói. 

“Além de poder conhecer as novas direções, é uma oportunidade de discutir sobre educação popular, democracia e participação social de uma forma coletiva. É bem bacana”, disse a diretora geral da E. M. Dom José Pereira Alves, Márcia Romão.

“Essa formação está sendo muito produtiva para mim, com muita troca de ideias para uma gestão democrática e participativa”, pontuou o diretor adjunto da E. M. Honorina de Carvalho, Rodrigo Fernandes.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support