Empreendedores da Classe C estão no foco de novo projeto da Prefeitura de Niterói e Sebrae

Preparar e acelerar pequenos negócios da classe C que desejam se formalizar e crescer. Esse é o objetivo do Projeto Potência Empreendedora, lançado pela Prefeitura de Niterói em parceria com o Sebrae nesta terça-feira (30), no Theatro Municipal. Autoridades públicas e lideranças do setor produtivo conheceram a iniciativa, que reúne atendimentos, capacitações e consultorias. Os empreendedores que concluírem essa jornada receberão o Cartão do Empreendedor, que dará acesso a benefícios oferecidos por instituições parceiras. Os empreendedores de Niterói já podem se inscrever pelo link https://sebraerj.com.br/projeto-potencia-empreendedora?utm_source=qrcode&track_id=be33e209-6bdb-4303-b73b-605108597c33

“O Potência Empreendedora é uma jornada de apoio, orientação e capacitação do Sebrae. Estamos vivendo um momento importante da economia brasileira, com a menor taxa de desemprego dos últimos 14 anos e indicadores que apontam inflação controlada e perspectiva de crescimento do PIB de 2% neste ano. Nossa responsabilidade é apoiar quem quer transformar seu talento em uma fonte de renda duradoura. Apesar da relevância econômica dos empreendedores da classe C, 78% deles não se sentem reconhecidos. O projeto e o cartão surgem como uma resposta a essa realidade, valorizando esses empreendedores e ampliando o acesso deles a oportunidades”, afirmou o presidente do Sebrae, Rodrigo Soares.

Os dados citados são de um estudo inédito realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Locomotiva. A pesquisa aponta ainda que a burocracia, a carga tributária e a dificuldade de acesso ao crédito são os principais entraves ao crescimento dos pequenos negócios. Além disso, 70% dos empreendedores informais da classe C afirmam que não desejam abrir um CNPJ devido aos custos, às obrigações e à percepção de poucos benefícios.

Niterói foi escolhida para sediar o projeto-piloto. A expectativa é desenvolver ações integradas que combinem capacitação, fortalecimento de redes de apoio e ampliação das conexões entre os empreendedores e instituições parceiras.

“A Prefeitura de Niterói acredita que o empreendedorismo é um dos principais caminhos para gerar emprego, renda e desenvolvimento. O Potência Empreendedora chega para complementar o trabalho que já fazemos com o Niterói Empreendedora, ampliando o alcance das políticas públicas e levando oportunidades também aos empreendedores da classe C. Com essa parceria com o Sebrae, conseguimos apoiar desde quem está começando até quem já tem um negócio consolidado, fortalecendo a economia da cidade e criando mais oportunidades para a população”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Parcerias com instituições de Niterói estão sendo articuladas para compor o pacote de serviços e benefícios que será oferecido aos empreendedores locais. Os cartões serão emitidos pelo Sebrae à medida que novos municípios aderirem ao projeto.

A empreendedora Cláudia Pereira, da Adestramento em Família, que participou de diversas ações formativas do Sebrae Rio no Leste Fluminense e recentemente passou de MEI para microempresa, foi uma das primeiras a receber o Cartão do Empreendedor.

“Empreender não é fácil, mas é muito gratificante fazer o que se gosta e ver o negócio crescer. Estar preparado para esse processo, por meio das capacitações, faz toda a diferença”, afirmou Cláudia.

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino; a secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia; o secretário Executivo de Niterói, Felipe Peixoto; o diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio, Marcelo Fiorini; o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), Robson Carneiro; o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Binho Guimarães; o vereador Anderson Pipico; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, Luiz Vieira; o presidente da Abrasel Leste Fluminense, Sandro Pietrobelli; o presidente da CDL Lojista, Charbel Tawil; e o presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Igor Baldez.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support