
Espaço Nova Geração, no Fonseca, promove atividade que gera inclusão
19/05/2025 – O projeto “Entre Nós”, uma iniciativa do Espaço Nova Geração, promoveu um encontro especial com diversas mães atípicas com atividades que fortalecem a autoestima e o bem-estar. A ação integrou acolhimento e apoio emocional. O “Entre Nós” integra o Pacto Niterói Contra a Violência e atua na promoção da inclusão social e do desenvolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade. O encontro foi marcado por momentos de escuta, autocuidado e valorização da mulher que é mãe, especialmente aquelas que enfrentam os desafios de cuidar de crianças atípicas.
Plano Municipal de Segurança Pública, o Pacto Niterói Contra a Violência, completou seis anos e entrará em outra fase este ano . Criado pela Prefeitura em 2018, o programa atua em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada. O Anísio Texeira oferece uma série de atividades gratuitas para jovens de 6 a 29 anos no contraturno escolar.
“ Nosso governo entende que oferecer espaços, oportunidades e caminhos para a nossa juventude é fundamental para transformar a cidade de verdade e o mesmo para seus familiares .O Pacto Niterói Contra a Violência atua com políticas públicas que acolhem. É um trabalho integrado, em que segurança pública caminha junto com inclusão, educação, arte, cultura e geração de oportunidades para consolidarmos uma cidade mais segura, mais humana e mais justa. Porque segurança também se faz com investimento social, com escuta e com presença do poder público onde mais se precisa,” explica o prefeito Rodrigo .
A coordenadora do Espaço Nova Geração no Fonseca, Sabrina Loureiro, comentou a importância da atividade pensada especialmente para cuidar de quem cuida.
“O projeto “Entre Nós – Acolhimento Atípico” surgiu quando percebemos que essas mães abdicavam de muitos momentos em prol dos filhos, sempre com muita felicidade. Mas alguém precisava olhar para elas também. Aqui no Espaço Nova Geração temos diversas crianças atípicas e todas são muito bem acolhidas. Pensamos que as mães também precisam”, disse Sabrina Loureiro.
O evento foi um momento de leveza e descontração para os responsáveis que tiveram a oportunidade de vivenciar uma tarde de autocuidado.
“O Nova Geração é maravilhoso. Para mim e para minha neta de 11 anos está sendo muito bom. Me sinto muito bem aqui. As pessoas me recebem muito bem, com muito carinho. Aqui faço atividades de baixo impacto e zumba. Minha neta faz vôlei e teatro. Esse projeto foi muito bom para a gente por fornecer atividades que não poderíamos arcar”, disse uma das responsáveis presentes no evento, Olga Cristina da Silva.
O Pacto Niterói Contra a Violência, desenvolvido com apoio técnico de instituições como a Comunitas, o Instituto Cidade Segura e o Instituto Argumento, tem como objetivo a redução da violência por meio da articulação de políticas públicas que promovam cidadania, oportunidades e qualidade de vida. A iniciativa envolve a participação de diversas secretarias e administrações regionais com uma abordagem multidisciplinar no enfrentamento à violência.
“O impacto do projeto é muito positivo. A sociedade precisa estar junto com essas mulheres, com essas mães. Temos que ter uma grande rede fortalecida para apoiar essa luta. Caminhar para uma sociedade mais inclusiva. Esse é um espaço de todos, o espaço escolar é de todos, as unidades de saúde são de todos, mas a gente não via esse público sendo recebido e acolhido, então é uma iniciativa muito importante”, disse Maria José Soares Pereira, gerente do programa Escola da Família, do Pacto Niterói Contra a Violência.
Foto: Divulgação