
Experiência da Sala de Situação de Saúde de Niterói é premiada em evento científico
O trabalho desenvolvido pela equipe da Sala de Situação, da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, recebeu reconhecimento nacional ao conquistar o prêmio de melhor trabalho no eixo temático “Métodos e Ferramentas”, durante o I Workshop de Geografia da Saúde: Novas Fronteiras para a Vigilância em Saúde, realizado pelo Laboratório de Estudos da Interação Sociedade-Atmosfera (LISA), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com Capes, CNPq, Cedaps, Fiocruz e Faperj.
O estudo premiado, intitulado “A Geografia na Sala de Situação de Saúde de Niterói”, foi apresentado pelo geógrafo Gitonam Lucas Tavares Honorato, que representou a equipe técnica do município no evento. O reconhecimento destaca a relevância da aplicação de ferramentas geográficas e de análise territorial na formulação de estratégias de vigilância e promoção da saúde pública.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, parabenizou a equipe e falou sobre a importância do setor.
“A conquista reforça o compromisso da secretaria com a inovação, a produção de conhecimento e o uso de evidências científicas para o aprimoramento das políticas públicas de saúde. Nosso objetivo é seguir inovando, para que Niterói seja referência nacional em saúde conectada e orientada por evidências, garantindo o bem-estar da nossa população”, destacou a secretária.
Sala de Situação – Trata-se dosetor responsável pela coleta, análise e monitoramento de dados que subsidiam a tomada de decisões estratégicas para a gestão da saúde pública no município. Implantada em 2021, por meio de uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Sala de Situação consolidou-se como um importante núcleo de registros e monitoramento estratégico, reunindo informações técnicas e produzindo relatórios e painéis que orientam as políticas públicas e as ações da secretaria.
Além disso, o setor gerencia três ferramentas públicas de acesso às informações em saúde disponíveis na web: Aqui tem Saúde, TABNIT e Niterói Cuida – Primeira Infância.
A coordenadora da Sala de Situação de Saúde de Niterói, Bárbara Macedo, reforça a importância de um debate significativo sobre o uso estratégico dos dados como ferramenta fundamental para a melhoria contínua da saúde pública.
“No cenário desafiador da saúde pública, a gestão orientada por resultados deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Em Niterói, a Sala de Situação personifica esse conceito, atuando como o coração estratégico onde dados se transformam em decisões que impactam diretamente a vida da população. Mais do que coletar números, a missão do órgão, que presta assessoria direta à Secretaria Municipal de Saúde, é colaborar para que as informações subsidiem a construção de políticas públicas ágeis, precisas e humanizadas. Por meio do uso estratégico de dados e recursos tecnológicos, conseguimos identificar padrões que escapam à percepção rotineira dos serviços, permitindo uma gestão proativa, e não reativa”, afirmou.
A atuação da Sala de Situação segue em expansão, agora com o projeto da Vigilância Sindrômica, que visa detectar precocemente um conjunto de manifestações clínicas, possibilitando a antecipação de surtos ou riscos à saúde pública. Aliada à transparência e ao uso de evidências científicas, a Sala se coloca como uma ferramenta tanto para cidadãos quanto para profissionais da saúde, tornando acessíveis informações úteis para o poder público e para a oferta de serviços.
Foto: Divulgação