Exposições de arte em Niterói abordam “Brasilidades” e crise ambiental
Duas exposições em cartaz em Niterói trazem temas que são recorrentes no debate social contemporâneo: a diversidade da cultura do povo brasileiro e a crise ambiental. A mostra coletiva “Brasilidades”, que fica no Solar do Jambeiro até o dia 30 de junho, reúne obras de estudantes de arte sobre a formação da identidade do país. O museu Janete Costa abre a exposição “O bicho tá pegando” no dia 19 de junho com obras que abordam o impacto das mudanças climáticas.
Em “Brasilidades”, obras de estudantes de arte do Espaço Perspectiva, inspirados pela diversidade da cultura do povo brasileiro, reúne trabalhos com inspiração em louças e azulejos portugueses. Com paisagens retratadas por artistas da época do descobrimento, as obras retratam a formação do povo brasileiro utilizando materiais como acrílica, lápis de cor e canetas esferográficas.
O projeto curatorial e expográfico de “O Bicho tá Pegando”, que marca a volta de Jorge Mendes ao museu mais charmoso da cidade, foi desenvolvida, de forma orgânica, pela equipe do Janete Costa com a participação de diversos parceiros. O senso comum que movia essa mobilização são os eminentes impactos que a mudança climática global tem em ecossistemas, recursos hídricos e, por consequência, na vida humana.
“O Bicho tá Pegando” reúne obras de 16 artistas e traz um tema urgente com o desafio de sensibilizar a consciência coletiva sobre as situações emergenciais que alteram as condições de sobrevivência não só no Brasil, como também no Mundo. Nesse contexto, em um cenário tão complexo, a abordagem escolhida na foi a de fluir junto às pessoas, por meio de trajetórias e histórias, estratégias atuais de conscientização, mobilização e reflexão sobre os desafios atuais.
Serviço:
Exposição Brasilidades
Visitação: até 30 de junho; terça a domingo, de 11h às 16h.
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Pres. Domiciano 195, Niterói, São Domingos
Exposição “O bicho tá pegando”
Curadoria: Jorge Mendes
Abertura: Quarta-feira, 19 de junho, às 18h
Visitação: De 20 de junho a 20 de outubro de 2024
Horário: Terça a domingo, de 10 às 17h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: R. Pres. Domiciano, 178 – São Domingos, Niterói