FeSaúde promove diversas ações no Mês da Mulher

A Prefeitura de Niterói, através da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), preparou uma série de atividades ao longo do mês de março para promover a saúde da mulher. A programação inclui rodas de conversa, atividades físicas e de bem-estar, exames preventivos e práticas integrativas, que serão realizadas nos Módulos de Médico da Família (MMF) da cidade.

A iniciativa faz parte das ações do Mês da Mulher e conta com a parceria da Secretaria Municipal da Mulher, além de diversos órgãos municipais e entidades da sociedade civil. A FeSaúde reafirma seu compromisso com a saúde feminina e convida todas as mulheres a participarem das atividades.

“A promoção da saúde vai além do tratamento de doenças, pois melhora a qualidade de vida e previne problemas antes que surjam. As atividades deste mês oferecem um espaço seguro e acolhedor para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, muitas vezes compartilhadas por várias mulheres. Quem nunca teve receio de fazer uma pergunta? Aqui, todas podem se expressar livremente. Então, venham participar e se divertir conosco!”, afirma a diretora de Atenção à Saúde, Denise Erbas.

Direitos das Mulheres

Em Niterói, a Secretaria Municipal da Mulher atua na garantia dos direitos das mulheres em suas múltiplas dimensões, respeitando diferenças raciais, étnicas, geracionais, religiosas, de orientação sexual e de mulheres com deficiência. O atendimento é realizado em cinco equipamentos distribuídos pela cidade: o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos (CEAM), a Sala Lilás, os Núcleos de Atendimento à Mulher (NUAM) no Plaza Shopping e na UPA Mário Monteiro e o Espaço Empreender Mulher. A Secretaria também coordena o programa Auxílio Social, uma ferramenta essencial para ajudar mulheres a romper o vínculo com o agressor e sair do ciclo da violência doméstica.

Programação nos Módulos de Saúde da Família

MMF Caramujo
Dia: 15/03
Horário: 8h às 12h
Local: MMF Caramujo – Av. Pastos José Gomes de Souza, s/n

A programação começará com um café da manhã acolhedor, seguido por aula de zumba e diversas atividades voltadas para a saúde da mulher, como a coleta de exame Papanicolau, testes rápidos, auriculoterapia, entre outros serviços de cuidado e bem-estar.

MMF Ilha da Conceição
Dia: 18/03
Horário: 14h
Endereço: Biblioteca do Centro Social Urbano – Rua Jornalista Sardo Filho, 196 – Ilha da Conceição

A roda de conversa “Autocuidado e empoderamento feminino” será um espaço de troca e aprendizado sobre a importância do autocuidado e da valorização da mulher. Um momento para fortalecer laços e compartilhar experiências inspiradoras.

MMF Jurujuba
Dia: 18/03
Horário: 8h30
Endereço: Av. Carlos Ermelindo Marins, s/n – Jurujuba

A programação começará com uma caminhada revigorante e, logo após, haverá uma roda de conversa sobre a importância do rastreamento do câncer de colo do útero e de mama, destacando a prevenção e os cuidados com a saúde da mulher.

MMF João Sampaio (Maceió)
Dia: 19/03
Horário: 9h
Endereço: Rua José Bento Vieira Ferreira, s/n – Largo da Batalha

A roda de conversa “Tipos de violência contra a mulher” traz um debate importante sobre os diferentes tipos de violência e como enfrentá-los. A atividade será conduzida em parceria com estudantes de Medicina da UFF, proporcionando um espaço de reflexão e informação.

MMF Jorge Luis Camacho Rodíguez (Maruí)
Dia: 20/03
Horário: 9h30
Endereço: Rua Maruí Grande, nº 15 – Barreto

A roda de conversa sobre “Planejamento Reprodutivo” ajudará as mulheres a entender melhor seus direitos e possibilidades, oferecendo orientações sobre métodos contraceptivos, saúde reprodutiva e empoderamento para tomadas de decisão no planejamento familiar.

MMF Ernesto Che Guevara II (Cafubá II)
Dia: 20/03
Horário: 9h
Endereço: Rua Deputado José Luiz Erthal, LT 05 QD.69 – Cafubá

O tema “Preventivo Humanizado” será abordado em uma conversa sobre como tornar a coleta do exame ginecológico mais confortável e respeitosa. Para encerrar, uma sessão de meditação guiada trará técnicas de respiração para reduzir o estresse e promover relaxamento.

MMF Maravista
Dia: 26/03
Horário: 10h às 16h
Endereço: Rua Astor de Costa Menezes, s/n – Maravista

A roda de conversa “Informar para transformar: meu corpo, minhas regras!” ” será um espaço de diálogo e aprendizado sobre autonomia, saúde e bem-estar. O encontro promoverá reflexão sobre a importância do conhecimento e do cuidado com o próprio corpo.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support