Fundação de Arte de Niterói, por meio da Niterói Discos, lança EP com sambas-enredo de escolas de Niterói
A Fundação de Arte de Niterói lançou, em cerimônia realizada,ontem, quarta-feira, dia 16 de fevereiro, no auditório do Caminho Niemeyer, o EP Digital dos sambas-enredo para o Carnaval de 2022 das escolas de samba do grupo principal de Niterói, com as participações da Liga das Escolas de Samba de Niterói (Lesnit) e da União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói (UESBN), além de autoridades ligadas ao tema. Foi o primeiro lançamento do ano, com o apoio do selo Niterói Discos.
O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, ressaltou a importância da cultura popular do samba:
“Movimentos como esse trazem as lembranças do passado em nossa cidade. Quando tinha acabado o Carnaval e, logo que entramos no primeiro mandato de vereador, resgatamos os desfiles das escolas e blocos carnavalescos. Foi difícil, trabalhoso, mas conseguimos. Agora, nesse momento da pandemia, tivemos que parar novamente, mas a retomada nos deixa muito felizes. Tanto a Liga das Escolas quanto a União das Escolas de Samba estão caminhando juntos, em defesa do samba, das escolas, do Carnaval e da cultura popular. Em breve, teremos em nossa cidade um grande Centro Cultural Popular do Samba, onde vão ter os barracões. Se no Rio temos a Cidade do Samba, aqui vamos trazer o carnaval da cidade para o Caminho Niemeyer, numa demonstração de preocupação, cuidado, carinho e reconhecimento do nosso samba. Gostaria de agradecer ao companheiro Marcos Sabino, Presidente da Fundação de Arte de Niterói, que não mediu esforços e prontamente nos atendeu, quando estivemos lá, junto ao vereador Jonathan Anjos, para apresentar o projeto. O jovem vereador já tinha suas relações com o samba, através da escola Sabiá, e sempre defendeu a cultura do samba”, disse Bagueira.
Niterói foi a primeira cidade do estado a anunciar o adiamento do Carnaval, que será em abril, devido à ômicron. Leonardo Giordano, Secretário Municipal das Culturas, destacou a importância das políticas públicas, que reforçam a cultura cada vez mais.
“Parabenizo a Niterói Discos, a Fundação de Arte de Niterói pela iniciativa que nos orgulha muito. A Secretaria das Culturas também fez a sua parte, dentro do possível, por meio do lançamento, no ano passado, do edital ‘Cultura e Território’, onde teve, pela primeira vez, na história de Niterói, uma linha específica para o Carnaval aqui na cidade. Parabéns a todas e todos pela construção antiga, tradicional e poderosa do Carnaval de Niterói”.
Marcos Sabino, Presidente da Fundação de Arte de Niterói, destacou a importância da data para Niterói. “O dia foi muito especial, com a audição das dez escolas do grupo especial de Niterói, um momento muito importante da retomada da cultura. Primeiro trabalho da Niterói Discos em 22, mas muitos outros virão. Estamos fazendo história. Agradeço uma pessoa muito especial, pois se não fosse ele, não estaríamos aqui agora, lançando este trabalho tão importante, que é o nosso vice-prefeito Paulo Bagueira, um homem muito dedicado ao samba, a todo esse movimento popular e cultural. Ele faz uma comemoração todo ano, homenageando os sambistas, o samba da cidade, e, com muito orgulho, a Niterói Discos entrou neste projeto. Também o vereador Jonathan Anjos, outro batalhador, que conheci quando ele era o presidente da escola de samba Sabiá. Muito obrigado, ainda, ao Prefeito Axel Grael por todo incentivo que nos dá”.
Participam do EP: G.R.E.S Sabiá, G.R.E.S Alegria da Zona Norte, G.R.E.S Mocidade Independente de Icaraí, G.R.E.S Magnólia Brasil, G.R.E.S Experimenta da Ilha da Conceição, G.R.E.S Folia do Viradouro, G.R.E.S Unidos da Região Oceânica, G.R.E.S Souza Soares, G.R.E.S Sacramento e G.R.E.S Combinados do Amor.
“É um prazer enorme participar com o selo Niterói Discos desta retomada do Carnaval de Niterói. Começamos com o pé direito lançando o primeiro disco digital com dez sambas- enredo das escolas da nossa cidade. A qualidade ficou ótima e vamos disponibilizar em nossas redes e as escolas irão distribuir nas plataformas. Ainda vamos criar os clipes e lançar antes do carnaval com o QR Code e um encarte para as pessoas já entrarem direto nas plataformas”, apontou Tavinho Torreão, Diretor da Niterói Discos.
Sobre as escolas e os sambas-enredos:
– G.R.C.E.S Sabiá 2022
Enredo: “Meu povo, Meu chão Gonzaga tributo ao Sertão”
Compositores: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Zé Maria Jr., Guilherme Kauã, Maykon França e Vinicius Xavier
Intérprete: Niu Souza
– G.R.E.S. Alegria da Zona Norte 2022
Enredo: “Alegremente somos os olhos da noite!”
Autores: João Perigo, Robson Ramos, Gegê Fernandes, Bello, Anderson Lemos, Cara de Macaco e Duda Tonon.
– G.R.E.S. Mocidade independente de Icaraí 2022
Enredo: “Iubentium a arte sagrada da cura”
Compositores: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Gol, Cássio Kelly, Esdras Araújo e Vinicius Xavier
Intérprete: Nem Mocidade
– G.R.ES. Magnólia Brasil 2022
Enredo: Meu sonho astral
Autores: Barbeirinho Do Jacarezinho, Batista Do Jacarezinho, Lucio Bacalhau, Macambira, Serginho Da Banda, Jorge Pi
Intérprete: Marcelinho
– G.R.E.S. Experimenta da Ilha da Conceição
Enredo: “Vivi – a pequena notável do samba”
Compositores: Anderson Só, Tia Deia, Junior do Cavaco e Badico Brasil.
Intérprete: Fabrício Alves
– G.R.E.S Folia do Viradouro 2022
Enredo: Yuri-Yuba Jurujuba
Compositores: Dudu Oliveira, William Neves, Cristiano Roola, Dito, Jander Lourenço, Maycon França, Bobby Brown e André Quintanilha
Intérprete: Gol
– G.R.E.S. Unidos da Região Oceânica 2022
Enredo: “Sawabona Shikoba, ritual de um povo africano”
Compositores: Robson Ramos, Ademir Ribeiro, Duda Tonon e Marcelo Quaty
Intérpretes: Ademir Ribeiro e Wic Tavares
– G.R.E.S. Souza Soares 2022
Enredo: “Do nordeste ao Sertão, Niterói tem São João”
Compositores: Pará da Souza, Bello, Robson Ramos, Gegê Fernandes e Niu Souza
Intérprete: Edu Cigano
– G.R.E.S. Unidos do Sacramento 2022
Enredo: “O Prazer do Cheiro”
Compositores: Flavinho Machado, Sid Gbb, Rolian do cavaco, Waldeck, Alcindo, Lelei da vila 3
Intérprete: Sid Gbb
– G.R.E.S. Combinado do amor 2022
Enredo: “Nictherói do passado ao futuro espelho para o mundo”
Compositores: Ggê Fernandes, Rafael Raçudo, Tia Lelê
Intérpretes: Wagner do Vale e Lena Alves