
Gestão pública de Niterói é reconhecida como uma das melhores do Brasil
A gestão pública de Niterói se destacou, mais uma vez, como uma das melhores do país. Pelo quarto ano consecutivo, o município foi o primeiro colocado na categoria principal do Prêmio Band Cidades Excelentes, na etapa estadual. Avaliada entre os municípios com mais de cem mil habitantes, a cidade também venceu no eixo temático Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Os ganhadores da etapa estadual foram anunciados em cerimônia realizada nesta terça-feira (7), no auditório da Fecomércio, no Rio de Janeiro, e irão disputar a etapa nacional no fim de 2025.
A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, representou o prefeito Rodrigo Neves na premiação e subiu ao palco para receber os certificados.
“Quero agradecer ao nosso time em Niterói, capitaneado pelo prefeito Rodrigo Neves, que faz com que todas as secretarias tenham um norte muito definido e todos se comprometam com as metas. Já temos um planejamento para 2050, com escuta permanente da população. Niterói está sempre avançando, fazendo política pública de qualidade e servindo de inspiração para o Brasil”, afirmou Isabel.
O secretário Executivo Felipe Peixoto destacou a relevância dos prêmios.
“É uma grande conquista. São dois prêmios muito importantes para a nossa cidade. Agora, vamos em busca da vitória nacional”, afirmou.
O Prêmio Band Cidades Excelentes está em sua quinta edição. A iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, utiliza 71 indicadores da plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) para avaliar cada município. As cidades são divididas em três categorias: com menos de 30 mil habitantes; entre 30 mil e cem mil habitantes; e com mais de cem mil habitantes.
Os indicadores são organizados em seis pilares considerados fundamentais para alcançar a excelência: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Cada pilar leva em conta aspectos específicos, como PIB per capita, população de baixa renda, taxa de homicídios, acesso à educação infantil, autonomia fiscal, taxa de mortalidade infantil, cobertura vacinal, tratamento de esgoto, abastecimento de água, arborização urbana, gestão de riscos e desastres, adequação da formação docente, condições habitacionais e infraestrutura urbana, entre outros.
A categoria principal considera o IGMA Geral, que consolida os resultados de todos os pilares e aponta os municípios com melhor desempenho geral.
Sobre o prêmio
O objetivo do Prêmio Band Cidades Excelentes é reconhecer, fomentar e incentivar boas práticas de gestão pública que melhorem a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e no julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que aplica conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país.
A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que, por meio de um algoritmo, consolida os resultados dos indicadores em uma nota final. Todas as cidades brasileiras foram automaticamente pré-inscritas na premiação.