Getulinho celebra 67 anos de atendimento à população



 Referência em atendimento de pediatria, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, no Fonseca, Zona Norte de Niterói, completa 67 anos nesta quarta-feira (29). A unidade, carinhosamente conhecida como Getulinho, já contabiliza mais de 500 mil atendimentos desde 2016, quando foi inaugurada a nova emergência do hospital. Todo mês, cerca de 7.500 crianças recebem assistência na unidade.

O Getulinho foi inaugurado em 1954 e municipalizado em 1992. Apesar de ser o único hospital especializado em atendimento pediátrico para Niterói, São Gonçalo e adjacências, teve a emergência fechada em 2011 por falta de condições de funcionamento. O prefeito de Niterói, Axel Grael, recordou que em 2013 a administração municipal reabriu a unidade em um hospital de campanha que depois passou para uma emergência provisória, até a construção da nova unidade, que começou a atender pacientes em 1º de julho de 2016.

“Poder celebrar os 67 anos do Getulinho é motivo de orgulho para nós. Visitando as comunidades da nossa cidade, todo mundo tem uma história pra contar desse hospital, e sempre histórias de carinho e reconhecimento. É isso que faz dele um hospital histórico e contextualizado com as tendências. A Saúde é uma prioridade em Niterói, sobretudo para aqueles que mais precisam. Nos últimos oito anos, o Getulinho recebeu investimentos e passou por uma grande transformação. É um hospital que vem se modernizando e recebendo projetos como a iniciativa que vai transformá-lo no primeiro hospital municipal neutro em carbono do Brasil. Que venham muitos anos mais e vidas salvas para o Getulinho”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Atual secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira foi diretor do Getulinho e também fala com carinho sobre a unidade municipal.  

“Os investimentos realizados no Getulinho, como a reabertura da emergência, entrega de um novo e moderno prédio e posteriormente a entrega do Centro Cirúrgico e CTI, permitiram que o hospital se tornasse referência em atendimento à pediatria no Estado do Rio de Janeiro. A equipe é muito comprometida e preza pelo atendimento acolhedor e de qualidade. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, disse.

O resultado desse trabalho pode ser refletido na aprovação do serviço pela população. Mãe da Bruna, de um ano e cinco meses, Andressa Jorand retornou com a menina à unidade essa semana para atendimento no setor de nefrologia. No começo de setembro, Andressa levou a filha para o Getulinho com febre alta e vômito. Bruna ficou internada por 5 dias, diagnosticada com infecção urinária e agora retorna para acompanhamento médico.

“Assim que trouxe a Bruna, ela foi logo medicada e alimentada. Ficamos na sala de espera aguardando um leito que não demorou. Durante toda a internação, o atendimento foi maravilhoso”, afirmou a moradora de Piratininga.

Outra criança encantava, por sua alegria, os profissionais do Hospital e demais usuários. Era o menino Isaías Lemos, de 4 anos, que estava acompanhado pelo pai, o auxiliar de topografia, Ricardo Daniel da Silva, 40 anos.

“O Isaías vem ao Getulinho periodicamente para tratar de síndrome nefrótica. Ele chegou a ser internado, mas hoje, com alimentação regrada e continuidade no atendimento, está com a saúde estabilizada”, contou o pai.

Em clima de comemoração, a equipe gestora comentou o retorno positivo dos usuários. Segundo a diretora geral do Getulinho, Elaine Lopez, cada profissional da unidade se dedica e ajuda a construir o prestígio do Hospital, que tem forte conexão e identificação com a população, o contexto social e a realidade das famílias.  

“Temos orgulho e clareza da história do Getulinho e a responsabilidade de seguir avançando, construindo uma assistência de qualidade bem equipada e que valorize sempre o cuidado multiprofissional”, garantiu.  

O Getulinho – O hospital realiza por mês cerca de 6 mil atendimentos na emergência; 1,5 mil consultas especializadas; e entre 130 a 150 internações.

O hospital oferece exames laboratoriais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia. Sua estrutura conta com moderno e avançado CTI e Centro Cirúrgico que oferece cirurgias eletivas na área de cirurgia pediátrica, plástica, ortopedia e cirurgias de otorrinolaringologia, em parceria com o Hospital Universitário Antônio Pedro. A unidade também oferece atendimento ambulatorial com 14 diferentes especialidades, como pneumologia, dermatologia, nefrologia, neurologia, endocrinologia, anemia falciforme, hematologia, cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, odontologia, alergista, cardiologia e cirurgia plástica.

A equipe é multiprofissional, composta por médicos pediatras, socorristas, intensivistas e especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, técnicos de aparelho gessado e de radiologia, lactaristas, além da equipe de apoio administrativo, ouvidoria, engenharia clínica, manutenção predial e serviços gerais. Os médicos especialistas que fazem o ambulatório, também são responsáveis pelo parecer dos pacientes internados na unidade. O hospital também realiza exames e procedimentos de apoio diagnóstico para pacientes internados e da rede como os exames de análises clínicas, ecocardiograma, radiologia, ultrassonografia, eletrocardiograma e eletroencefalograma.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support