
Guarda Civil Municipal e polícias Civil e Militar fazem ação integrada e apreendem cinco motos irregulares
Durante a ronda noturna, que começou na noite desta terça-feira (19), uma equipe da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), conseguiu interceptar uma tentativa de “rolezinho” nas ruas da cidade, após o acionamento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Ações Táticas (CAT), da NitTrans e das Polícias Civil e Militar e acabou com cinco motos apreendidas.
A Guarda Civil Municipal realiza rondas com o objetivo de manter o ordenamento do espaço público e coibir roubos e furtos a estabelecimentos comerciais, residências e pessoas. Entretanto, após comunicação do Cisp, a equipe de ronda passou a seguir um grupo que tentava circular com motos barulhentas pelas ruas.
Com a informação sobre a direção que as motos seguiam, os guardas municipais fizeram um bloqueio na saída do Túnel Raul Veiga, em São Francisco, forçando o grupo a seguir em direção a Icaraí, onde estava o cerco da Polícia Militar.
Em seguida, também em conjunto com a Polícia Militar, a Guarda Municipal montou uma barreira policial para abordar outros motoqueiros que faziam “rolezinho”. Ao final da ação, cinco motos foram apreendidas por documentação irregular.
A gestão municipal tem investido no fortalecimento e integração das forças de segurança, com a perspectiva de redução da criminalidade e melhoria da qualidade de vida da população. O trabalho integrado entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais têm sido de grande importância para o êxito das ações.
Investimentos – A Prefeitura de Niterói é a única da região metropolitana que realiza investimentos diretos e permanentes para apoiar as forças de segurança. O município investe R$ 1 milhão por mês no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e no Regime Adicional de Serviço (RAS) que garantem o reforço de mais 248 policiais militares e 800 policiais civis atuando na cidade.
Desde 2013, o efetivo da Guarda Civil Municipal mais que dobrou. A Prefeitura também implementou o Regime Adicional de Serviço (RAS), o plano de cargos e salários e construiu a Cidade da Ordem Pública, garantindo melhores condições de trabalho e infraestrutura para a corporação. Só neste ano, a Prefeitura também reforçou a frota da Polícia Militar com 20 novas viaturas — entre carros e motos — destinadas ao policiamento ostensivo.