Guia de trilhas
O Guia de Trilhas de Niterói é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) que busca estimular o uso público nas unidades de conservação e parques urbanos e incentivar o contato com a fauna e a flora no município. Nessa publicação da SMARHS constam 45 trilhas, que encontram-se distribuídas entre o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu), a Área de Proteção Ambiental do Morro do Morcego, Fortaleza de Santa Cruz e dos Fortes Pico e Rio Branco (APA do Morro do Morcego), a Área de Proteção Ambiental da Água Escondida, o Horto Botânico de Niterói (Horto do Fonseca) e a Rota Charles Darwin, trilha de longo curso que conecta Niterói a Maricá.
No material produzido o leitor irá encontrar diversas informações a respeito de cada trilha, como o seu memorial descritivo, mapa do trajeto, perfil topográfico, uso da trilha, recomendação e sua classificação quanto a esforço físico, grau de exposição ao risco, orientação e insolação, baseada na metodologia estabelecida pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).
É importante mencionar que, em consonância com esse projeto, o município instituiu o Sistema de Sinalização de Trilhas de Niterói – NitTrilhas para auxiliar a orientação dos usuários nos trajetos geridos pela SMARHS. Além do sistema de sinalização e da publicação do livro físico, que também encontra-se disponível para download abaixo, fica como legado para a cidade a elaboração de uma versão on-line do Guia de Trilhas de Niterói, desenvolvida em parceria com o Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura de Niterói (SIGeo).
Ainda, através da colaboração estabelecida com a Rede Brasileira de Trilhas, as informações catalogadas estão também disponíveis no aplicativo Passaporte de Trilhas, colocando Niterói como o primeiro município a integrar a plataforma.