Habitação de Niterói promove reuniões, workshops e visitas técnicas do programa Vida Nova no Morro

Iniciativa da gestão municipal vai beneficiar moradores de comunidades com apoio do BID


A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta terça-feira (05), no auditório do Caminho Niemeyer, uma série de reuniões e workshops técnicos de planejamento do programa Vida Nova no Morro — iniciativa da gestão municipal que visa promover ações de grande impacto com urbanização e melhorias habitacionais para moradores das comunidades da cidade. As ações estratégicas e intersetoriais envolvem representantes de praticamente todas as secretarias e órgãos municipais, além dos consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que acompanham e orientam a fase de preparação para obtenção do financiamento do programa, de cerca de R$ 700 milhões, com contrapartida do município, de cerca de R$ 150 milhões.

Os encontros acontecem até sexta-feira (08) e incluem visitas de campo às três comunidades selecionadas que compõem a amostra representativa de estudo junto ao Banco (Vila Ipiranga, Boa Vista e Cascarejo/Lazaredo) e apresentações com discussão sobre variados temas. Na programação, o grupo intersetorial debaterá: urbanização integrada resiliente; inclusão social; melhorias habitacionais; modernização da gestão territorial e de riscos; segurança pública urbana; avaliação econômica; e aspectos ambientais, sociais, de mudanças climáticas, de gênero e diversidade.

Gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, a primeira-dama Fernanda Sixel Neves participou do encontro representando o prefeito Rodrigo Neves, que está em missão no exterior para alinhamento da XXX Cúpula do Mercocidades, que será realizada em Niterói entre os dias 3 e 5 de dezembro.

“Esse projeto é uma prioridade da Prefeitura. Quero agradecer especialmente ao BID pela parceria, que tem sido cada vez mais sólida e fundamental neste processo. Sabemos que a meta é ambiciosa e que esse início é o momento mais desafiador. Mas, uma vez em andamento, vamos conseguir avançar com mais agilidade para as próximas etapas. Nossa intenção é levar o programa às 83 comunidades de forma integral. Trata-se de um projeto político e social que vai permitir que Niterói mantenha o ritmo de crescimento, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável que tanto nos orgulha”, declarou.

A secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Marcele Sardinha, apresentou a programação com os trabalhos previstos para a semana e as ações já implementadas até o momento ao grupo intersetorial e aos representantes do BID.

“É importante deixar registrada essa sinergia, a atuação intersetorial com a participação efetiva de muitas secretarias, que tem acontecido diariamente, seja no repasse de informações estratégicas, seja na presença nas oficinas, nas visitas técnicas às comunidades. A cada dia que passa, a gente fica mais animado. O nosso olhar brilha mais, porque temos o contato cada vez mais aprofundado com essa população. Acredito que todos nós estamos vendo como o programa Vida Nova no Morro realmente vai levar e proporcionar uma vida nova para a população que mora nessas comunidades”, destacou a secretária, ressaltando a importância do apoio do BID em todos os momentos.

O programa Vida Nova no Morro foi instituído pelo decreto municipal nº 394/2025, com designação dos pontos focais de cada secretaria e órgão. A minuta de lei autorizativa do financiamento foi aprovada por todas as instâncias internas da Prefeitura e será encaminhada, nesta terça-feira (05), à Câmara Municipal. Em julho, durante as primeiras visitas técnicas, foram discutidos também os critérios socioeconômicos para a definição das três comunidades a serem priorizadas. De acordo com a secretária, o BID agora fará a análise das intervenções, cenários, mapeamentos e do perfil socioeconômico dessa população.

“Estamos muito felizes desde que iniciamos a preparação da carta-consulta. Nós estamos comprometidos com esse propósito de um desafio, de ter escala e impacto. O banco se baseia muito na experiência das operações que tem desenvolvido no passado, no país, em distintas regiões, mas, sobretudo, é um banco que está tentando promover a inovação e o conhecimento como elementos fundamentais. Não somos um banco simplesmente de prestar recursos, mas temos esse desenvolvimento de fazer uma diferença completamente distinta. Vamos propor soluções e discutir com vocês. Somos assessores, e entendo que às vezes temos vários ritos e questões, mas que para nós são fundamentais. Temos muita capacidade para entregar soluções. Então, somos parceiros, contem conosco!”, disse Diego Arcia, especialista sênior HUD do BID.

Para o secretário municipal de Urbanismo, Carlos Krykhtine, a cidade vai sair transformada depois desse processo. Ele espera o envolvimento de toda a comunidade, e que Niterói possa ser exemplo para outros municípios.

“Hoje a gente está dando um passo em uníssono enquanto um grupo de trabalho que vai percorrer essa estrada muito dignificante, que é trazer soluções para as fragilidades e vulnerabilidades das nossas comunidades, mas, sobretudo, mudar o mapa da cidade de Niterói em respeito a esses territórios. Eu espero que a comunidade toda se envolva também nesse processo de integração. É um programa que inova muito, não é só trazer urbanidade para a comunidade, mas vai até a moradia, e isso é um plus muito significativo para os conceitos de urbanização de favela aqui no Rio de Janeiro. Eu espero que a gente possa ser exemplo para outras cidades e comunidades, de uma maneira nova, interessante e bastante inovadora”, afirmou o secretário.

Programa Vida Nova no Morro

O programa Vida Nova no Morro tem como objetivos desenvolver estratégias intersetoriais capazes de reduzir o déficit e a inadequação habitacional, elevar a qualidade de vida da população das comunidades do município e garantir o direito à cidade com dignidade, saúde, conforto e acesso aos serviços essenciais. A iniciativa pretende ainda potencializar o orgulho e a sensação de pertencimento dos moradores em relação às suas comunidades, com a promoção de ações participativas, inclusivas e que gerem estímulos ao desenvolvimento social e econômico.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support