III Festival Internacional de Choro de Niterói traz mais de 60 músicos e apresentações em diversos locais

O feriado de São Jorge, nesta quarta-feira (23), foi também Dia Nacional do Choro e da pré-estreia do III Festival Internacional de Choro de Niterói. A cidade está recebendo, até 27 de abril, artistas e grupos nacionais e internacionais, jam sessions com palco aberto, área gastronômica, exposição e oficinas de formação para músicos de nível intermediário.

O Mercado Municipal recebeu os grupos Choro na Rua, com os convidados Bruno Barreto e Júlia Vargas, e Choro Malandro. Quem pôde aproveitar, não perdeu tempo. Foi o caso de Regina Alves de Souza, 23 anos, professora de dança de salão, que foi ao Mercado Municipal curtir a tarde de chorinho.

“Sempre acompanho as programações do Mercado e adorei quando soube que era o festival de choro. Acho muito importante a Prefeitura apoiar e incentivar eventos como este, que mostra a cultura brasileira para que pessoas de todas as idades possam curtir. É muito legal o festival acontecer em diversos local da cidade”, observou Regina Alves de Souza. 

O III Festival Internacional de Choro de Niterói é realizada pela Prefeitura. A festividade surgiu com o objetivo de se tornar uma tradição e potencializar a cena local de um dos ritmos mais tradicionais do Brasil. 

Organizada pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), a iniciativa promove shows de artistas consagrados, como Hamilton de Holanda, Rosa Passos, Áurea Martins, Caetano Brasil, Silvério Pontes e sua convidada Leila Pinheiro. Em complemento, esta edição ainda embarca no intercâmbio cultural entre países. Niterói poderá conferir os talentos da cantora francesa Camille Bertault e da flautista japonesa Naomi Kumamoto. Ao todo, mais de 60 artistas se apresentam em diversos pontos da cidade, levando música para o Mercado Municipal, o Reserva Cultural, a Sala Nelson Pereira dos Santos, o Campo de o Bento e o Horto do Barreto.

Além da agenda de atrações, o Festival Internacional de Choro é um projeto que incentiva artistas a desenvolverem suas habilidades. Ao todo, 13 oficinas de instrumentos gratuitas serão oferecidas para músicos de nível intermediário. Ministradas por músicos de renome nacional e internacional, as aulas ocorrerão até 25 de abril, em pontos variados de Niterói. As inscrições estão disponíveis no site do festival.

O público também poderá visitar, nos dias 26 e 27, uma exposição sobre os ícones do choro nacional, com caricaturas feitas pelo artista Renato Aroeira, no espaço Reserva Cultural. O local contará ainda com uma área gastronômica com food trucks e cervejas artesanais produzidas na cidade.

A programação completa e mais informações sobre as oficinas estão disponíveis no site https://culturaniteroi.com.br/festivaldechorodeniteroi/ e nas redes da Prefeitura e da Cultura Niterói.

Foto: Lucas Benevides 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support