
Isabel Swan participa da posse da nova Comissão de Direito Desportivo da OAB-RJ
A prefeita em exercício de Niterói, Isabel Swan, participou nesta segunda-feira (7) da posse da nova Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ. A comissão defendeu maior rigor no combate ao racismo nos eventos esportivos e à violência contra a mulher. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol, as agressões físicas às mulheres aumentam quase 21%. A candidatura conjunta do Rio e Niterói para sediar o Pan e Parapan 2031 também foi discutida no encontro sob a ótica do legado a ser deixado para as cidades.
Isabel Swan destacou que a cidade já tem equipamentos prontos, como o Complexo Esportivo Aída dos Santos, que tem uma das mais modernas pistas de atletismo do país, e outros em construção, como a arena da Concha Acústica, no Centro da cidade, que vai ser inaugurado até o fim do ano, e o os Ginásios Educacionais Olímpicos, na Região Oceânica.
” A cidade tem vocação para o esporte. Só na vela, são 15 medalhas olímpicas. E além da competição e da conquista de medalhas, a gente quer deixar um grande legado a partir do fortalecimento do esporte nas escolas; nos clubes, através de programas de incentivos e também através de projetos sociais. Esse é um compromisso meu e do prefeito Rodrigo Neves”, disse Isabel.
Sobre o legado a ser deixado pelo Rio e Niterói, caso a candidatura conjunta seja escolhida para sediar o Pan e Parapan 2031, o secretário municipal de Esportes e lazer do Rio, Guilherme Schleder, garantiu que não haverá desperdício de verba pública.
“Eu tenho muito orgulho de estar caminhando com a Isabel e os prefeitos Rodrigo Neves e Eduardo Paes nessa batalha de trazer o Pan e o Parapan 2031 para o Rio e Niterói. Estamos com os equipamentos prontos e não vamos deixar nenhum elefante branco depois dos eventos”, afirmou Schleder.
O encontro reuniu, entre outros, o secretário de Esportes e Lazer do Rio, Guilherme Schleder; o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luís Otávio Veríssimo Teixeira; a presidente da OAB-RJ, Ana Basílio; o senador Carlos Portinho; o novo presidente da Comissão de Direito Desportivo, Pedro Trengrouse, além de dezenas de advogados e atletas.
“O esporte nasceu no mesmo dia em que o direito desportivo nasceu, porque o que define o esporte são suas regras, então tudo que tenha a ver com o esporte tem a ver com o direito. A conscientização dentro e fora dos estádios precisa ser regra, portanto os advogados têm um papel fundamental para que o esporte possa existir”, declarou Pedro Trengrouse.