MAC de Colorir: a partir de sábado (12), museu convida o público a viver uma (não) exposição entre linhas e cores

A partir deste sábado (12), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói inaugura uma experiência inédita, lúdica e interativa: “MAC de Colorir: uma (não) exposição entre linhas e cores”. Inspirada no universo dos livros de colorir, a mostra transforma a Varanda do museu em uma grande “folha em branco”, onde o público é convidado a colorir símbolos de Niterói e criar seus próprios desenhos.

No dia da abertura, às 15h, o espaço também recebe uma atração especial para as crianças: o espetáculo “Chuva e Tapete”, do grupo Tapetes Contadores de Histórias. A mostra é indicada para todas as idades e ficará em cartaz até 24 de agosto. A realização é da Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói e da Secretaria das Culturas.

A prática de colorir deixou de ser apenas uma atividade infantil e se tornou um fenômeno também entre adultos, com livros de mandalas, paisagens, animais e outros temas. A nova mostra do MAC revisita esse hábito, propondo um espaço de criação compartilhada e reflexão sobre o conceito de arte. Afinal, será que pintar dentro das linhas pode nos ajudar a sair delas?

“A arte atravessa gerações. A alegria de pintar e descobrir as cores não se perde quando deixamos de ser crianças. A proposta da exposição é ainda mais especial por nos permitir pintar nossa amada Niterói. Convido todos a curtirem o museu e se inspirarem com a atividade”, celebrou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O percurso expositivo se divide em quatro espaços interativos: “Feito a (muitas) Mão(s)” é uma ilustração em preto e branco, em grande escala, será colorida coletivamente pelo público. O painel traz elementos icônicos de Niterói, como a Ilha da Boa Viagem, a orla, veleiros, bicicletas e o próprio Oscar Niemeyer. Já o “Pequenas Grandes Obras” é formado por desenhos individuais que, uma vez pintados, compõem uma instalação coletiva, revelando a singularidade de cada participante. Em “A Tela em Branco”, será disponibilidade um espaço para criação livre, sem moldes ou linhas-guia. “Entre Reflexões e Molduras” é um ambiente com livros, citações e provocações sobre arte, onde o público é convidado a compor um mural coletivo de pensamentos. O espaço conta ainda com molduras para que os visitantes exponham suas criações e registrem a experiência, compartilhando nas redes sociais com a hashtag #MACdeColorir.

Com curadoria e ilustrações de Luciana Morena, diretora de Desenvolvimento Cultural do MAC Niterói, a mostra dá continuidade às provocações propostas anteriormente na exposição “Arte (ou não), Nelson Leirner”, que revisitou a obra do artista conhecido por tensionar os sistemas de legitimação da arte ao utilizar objetos do cotidiano em instalações repletas de crítica e ironia.

“É uma exposição – e não é. Não de telas, esculturas ou fotografias como se espera em museus. É uma exposição de ideias, em constante mutação. Uma obra aberta cujo resultado final só será conhecido no encerramento. Quem vier nos primeiros dias e voltar depois verá obras completamente diferentes. Eu fiz as ilustrações iniciais, mas, nesta (não) exposição, os artistas somos todos nós”, afirma Luciana Morena.

Para o diretor-geral do museu, Victor De Wolf, realizar essa instalação no MAC Niterói representa uma oportunidade de reforçar a relação entre o museu e seu público.

“Estamos muito felizes em realizar essa exposição/instalação no MAC Niterói. É fundamental pensar a relação do museu com o público, estimular a criatividade e trazer para o centro do debate questões contemporâneas sobre a arte e seus sentidos”, ressalta De Wolf.

Fotos: Divulgação   

SERVIÇO
MAC de Colorir: uma (não) exposição entre linhas e cores
Período: 12 de julho a 24 de agosto de 2025
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30)
Ingressos: R$16 (inteira) | R$8 (meia-entrada para estudantes de escolas particulares e universidades, ID Jovem e pessoas com mais de 60 anos).
Venda apenas presencial, pagamento em dinheiro.
Gratuidades: Crianças até 6 anos, estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), moradores e naturais de Niterói, servidores públicos municipais, pessoas com deficiência e visitantes que chegarem ao museu de bicicleta. Entrada gratuita para todos às quartas-feiras.
Classificação: Livre
Local: MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Mezanino)
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Boa Viagem, Niterói – RJ

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support