Mais de 300 mil pessoas lotaram as praias de Niterói no fim de semana

Operação Verão contou com drones e garantiu segurança e ordenamento nas areias e nas ruas próximas

Mais de 300 mil pessoas ocuparam as praias de Niterói ao longo deste fim de semana (27 e 28) marcado por calor intenso. Mesmo com a orla lotada, não houve registros de ocorrências graves e o clima foi de tranquilidade. O resultado positivo reflete o planejamento e a atuação integrada da Prefeitura de Niterói, por meio da Operação Verão, que garantiu segurança, ordenamento e lazer para quem escolheu a cidade para aproveitar os dias de sol. Drones e quadriciclos auxiliaram a fiscalização, apontando possíveis irregularidades aos agentes que atuam nas areias.

“Niterói é uma cidade com praias lindas, frequentadas pelos niteroienses e procuradas por milhares de visitantes. No fim de semana, tivemos cerca de 300 mil pessoas nas praias, em clima de paz, sem ocorrências graves, o que indica a efetividade do planejamento da Operação Verão. Queremos que as pessoas aproveitem as praias, mas sem impedir o ir e vir e respeitando as leis de trânsito”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), a Operação Verão da Prefeitura de Niterói mobiliza diversos órgãos municipais. A operação, que termina em março, envolve servidores da Guarda Municipal, da Companhia de Limpeza Urbana (Clin), da Saúde, da Defesa Civil, da Nittrans, da Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (SUTEN), entre outras áreas.

A atuação integrada garante o ordenamento da orla, a fluidez do trânsito, a fiscalização do comércio irregular e a identificação de crianças. Entre as ações, estão o reforço no ordenamento de ambulantes, o combate a estacionamentos clandestinos e a fiscalização ambiental nas áreas de restinga. Desde o início da Operação Verão 2025-2026, cerca de 1.200 veículos foram autuados e 87 veículos foram rebocados.

Para garantir a segurança das crianças, agentes da Guarda Municipal distribuíram pulseiras de identificação, que foram determinantes para a solução rápida de nove ocorrências de crianças perdidas: seis na Praia de Itaipu e três na Praia de Itacoatiara.

Quiosques – Fiscais da Prefeitura também atuaram para coibir abusos praticados por quiosques nas praias da cidade. Agentes municipais determinaram o cumprimento de um decreto de janeiro de 2025, que estabelece o limite máximo de R$ 21,73 que pode ser cobrado pelos estabelecimentos aos banhistas para o uso de cadeiras, mesas e guarda-sóis.

O valor é referente ao kit completo, e não a itens específicos. O descumprimento das regras pode resultar em multa de até R$ 4.347,88, apreensão de mercadorias e equipamentos, suspensão das atividades por 30 dias e, em casos de reincidência, cassação do alvará.

Em Itaipu, cada quiosque pode disponibilizar até 30 módulos de mesas, cadeiras e guarda-sóis na faixa de areia. Em Piratininga e Camboinhas, são permitidos até 70 kits por comércio, devendo ser respeitada uma distância mínima de três metros entre os estabelecimentos vizinhos. É proibida a ocupação da vegetação de restinga, assim como a limpeza de objetos na restinga ou na faixa de areia.

Além das fiscalizações, é fundamental que o frequentador que se sentir lesado denuncie situações de abuso, incluindo o excesso de mesas e cadeiras, informando o nome do estabelecimento. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support