![](https://niteroi.rj.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Aguas-Escondidas-de-Arariboia.jpeg)
Manifesto musical “Águas Escondidas de Arariboia” ocupa o Quilombo do Grotão
A identidade indígena de Niterói é anterior mesmo ao seu nome, que na grafia original Nictheroy, vem do tupi Nheterõîa e significa água escondida, em provável referência aos manguezais da região. Assim como bairros, praias, praças e monumentos têm seus nomes no tronco linguístico Tupi. Porém, o apagamento cultural das raízes ancestrais gera esquecimento e separação social, impactando no senso de pertencimento e cuidado com o território.
Com a intenção de resgatar os laços da terra e da história, Ivy Morais compõe o manifesto musical “Águas Escondidas de Arariboia” e lança em parceria com o grupo Carimbó da Pedra e Ana Rosa.
O evento de lançamento acontece no sábado, 15 de fevereiro, no Quilombo do Grotão, no Engenho do Mato, numa experiência com música, contação de história e roda de conversa sobre ancestralidade, pertencimento e arte decolonial com os convidados: Carolina Potiguara, indígena e arte educadora; Raquel Koehler, do projeto Ciranda dos Saberes; e Leonardo Brandão, do Instituto Terra Verde.
O projeto é uma realização da Prefeitura de Niterói, Secretaria Municipal das Culturas, Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. Foi premiado com nota 100 no Edital de Ideias Criativas.
Serviço
Data: Sábado, 15 de fevereiro.
Horário: de 10h às 13h | Feijoada tradicional a partir de 12h30
Local: Quilombo do Grotão – Rua Maria Luiza Gomes da Costa – Engenho do Mato, Niterói
Programação Cultural Gratuita | Classificação Livre
Informações: (21) 98391-6316