Maternidade Alzira Reis promove encontro com visita guiada para gestantes a cada 15 dias 

A Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas, promove quinzenalmente o “Encontro de Gestantes”, um bate-papo seguido de visita guiada para que as futuras mamães, que estão no sétimo mês de gravidez, conheçam a unidade de saúde e a equipe de assistência. Durante a visita, elas recebem uma cartilha e todas as orientações relacionadas ao parto e pós-parto, desde a internação a informações sobre alimentação e registro civil no cartório.  

O programa funciona a partir da articulação da Maternidade com os Módulos de Médico de Família, Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas Regionais para agendar as visitas com as gestantes que fazem o pré-natal e já estejam no último trimestre de gravidez. O encontro visa proporcionar uma troca de experiências com a equipe multidisciplinar, que conta com assistente social, enfermeira, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, além de representantes da diretoria. 

“Esse encontro é de suma importância para que as gestantes que estão fazendo o pré-natal sejam plenamente orientadas na fase final da gestação e participem com seus parceiros ou familiares, além de conhecerem de perto toda a estrutura que oferecemos após a reforma da nova maternidade. É um local que oferece um atendimento humanizado, com muita qualidade e dignidade para o momento mais importante e especial da vida de toda mulher, que é o nascimento dos filhos”, disse a secretária de Saúde, Ilza Fellows. 

As profissionais da maternidade esclarecem e orientam as gestantes sobre diversos temas, como as vias do parto (normal e cesáreo); processo e documentação para a internação; dão sugestões sobre itens pessoais que devem levar para a maternidade; os direitos a ter um acompanhante e as licenças maternidade e paternidade; o registro de nascimento gratuito no cartório que funciona na recepção; horários de funcionamento e de visita; orientações sobre alimentação adequada no dia do parto; amamentação, entre outras questões referentes à finalização da gestação. 

De acordo com a diretora Diana Almeida, os parceiros também são sempre convidados a participar da visita para dar apoio à mulher e fortalecer o vínculo familiar. 

“É um espaço de educação em saúde em que fortalecemos o encontro da gestante com a equipe que vai fazer o acolhimento no momento do parto, trazendo mais tranquilidade para as gestantes, um momento de muitas expectativas, medo e ansiedade no parto e no pós-parto. São muitas mudanças na vida da mulher e da família quando chega um novo bebê. Então, esse espaço é aproveitado para isso, onde é possível tirar dúvidas, além de fortalecer o vínculo da mãe e o empoderamento da mulher”, explica a diretora, ressaltando que elas saem do encontro confiantes. 

Todas as pessoas que tenham interesse em conhecer a unidade materno-infantil também podem fazer a visita por meio do programa “Maternidade de Portas Abertas”, que funciona diariamente, sempre às 15h. 

Encontro tranquiliza e esclarece dúvidas – A maternidade realizou o quarto “Encontro de Gestantes” na nova sede, reunindo seis gestantes atendidas nas unidades de saúde do Centro, Barreto, Engenhoca e Santa Bárbara. 

Moradora do Barreto, a assistente contábil Josilene Souza de Oliveira, 42 anos, está com 37 semanas de gestação e espera a chegada da segunda filha, que se chamará Rafaela. Ela participou do encontro acompanhada de boa parte da família: a irmã gêmea, o marido e a filha de 24 anos. 

“Gostei bastante porque me trouxe mais segurança e por isso que até falei na reunião que estava cheia de dúvidas e de receios, mas agora, pelo menos, a gente sai daqui com mais tranquilidade”, disse Josilene. 

O marido Fábio Neves da Silva, que é profissional autônomo, tem quatro filhos e disse que acha importante acompanhar todo o processo da gestação, das consultas pré-natais até o parto. 

“Gostei muito do encontro e sempre fui um pai presente e já tenho mais três filhos também”, afirmou, lembrando que a mais nova integrante da família está perto de chegar e que nascerá em agosto. 

A pernambucana Sheila do Nascimento Dutra, 35 anos, é moradora do Centro de Niterói e participou do encontro acompanhada do marido Felipe Penido Dutra, 35 anos. Com 28 semanas de gestação, à espera de seu primeiro filho, Luiz Fernando, ela estava ansiosa para conhecer a maternidade por dentro. 

“Foi muito bom e tirou muitas dúvidas. Estava ansiosa para conhecer a maternidade por dentro e achei maravilhosa. Não vejo a hora de ver o rostinho do meu filho, que deve nascer em outubro”, contou. 

Durante a internação e após o nascimento dos filhos, todas as mães são convidadas a participar de outro programa, que tem como foco incentivar a amamentação com leite materno. 

“Com os esclarecimentos, elas ficam mais tranquilas, conhecem o espaço, desmistificam um pouco esse lugar onde vai acontecer o parto. O parto tem um imaginário social muito forte e atribuído à dor. A gente tenta desmistificar isso e ressignificar essa dor, transformando num momento importante, que é o nascimento de uma criança na família”, explica a assistente social Flávia Cristina Soares.

 Maternidade fez mais de mil atendimentos – A Maternidade Alzira Reis realizou 1.138 atendimentos em pouco mais de dois meses de funcionamento, após passar por ampla reforma e modernização, sendo reinaugurada no dia 8 de maio de 2025. Ao todo, foram realizados 270 partos, sendo 165 normais e 105 cesáreos até o dia 30 de julho. A unidade de saúde materno-infantil dispõe de um total de 28 leitos de internação, sendo 10 novos leitos e cinco destinados ao atendimento das gestantes em trabalho de parto, parto e pós-parto, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. O espaço conta ainda com dois leitos de recuperação pós-anestésica e toda estrutura de apoio a partos cirúrgicos, assim como aos partos normais humanizados. Também há uma Unidade de Observação Neonatal, composta por três leitos clínicos. 

Ambiente acolhedor – A Maternidade Alzira Reis passou por melhorias em todos os ambientes de acolhimento das gestantes, com salas específicas para os exames de ultrassonografia, cardiotocografia e análises clínicas; leitos de observação para avaliação da indicação de internação; além de ambientes planejados para acompanhantes e para as atividades de apoio ao aleitamento. 

A obra foi realizada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) com um investimento total da Prefeitura de R$ 27 milhões. 

Foto: Claudio Fernandes

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support