Mês das mães: Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe espetáculo “Da Mama ao Caos” 

O Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe, entre a quinta (22) e a sexta-feira (23), o stand-up “Da Mama ao Caos”, com a atriz e comediante Ana Carolina Sauwen. Oferecido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas e do Escritório Transversal de Políticas de Direitos e Cuidados, o espetáculo se inspira em experiências reais para reapresentar a maternidade e seus desafios com uma abordagem sensível e bem-humorada. 

Reconhecida nas redes sociais por esquetes que exploram o cotidiano materno com leveza e crítica, Ana Carolina utiliza elementos da palhaçaria para desconstruir o mito da mãe perfeita. Além disso, o roteiro partiu inteiramente de suas experiências pessoais com o primeiro filho, que nasceu durante a pandemia.

“A maternidade real é um tema fundamental para a sociedade. Precisamos falar sobre o impacto de ser mãe na carreira, na saúde e em todos os aspectos da vida da mulher. A partir desse entendimento, é possível pensar em políticas públicas que ofereçam soluções concretas para os desafios enfrentados por tantas mulheres. Por isso, trazer essas pautas por meio da arte, com leveza e humor, é essencial para que possamos avançar nas discussões sobre o universo feminino”, ressaltou Fernanda Sixel Neves, Gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados.

Em tom confessional e divertido, o espetáculo propõe uma reflexão sobre o equilíbrio entre carreira profissional e maternidade, destacando os conflitos, as pressões e também as potências vividas pelas mulheres mães. “Da Mama ao Caos” é, acima de tudo, um convite ao riso coletivo como ferramenta de empatia e acolhimento.

“Ao estimular debates fundamentais sobre a realidade das mulheres por meio das artes, a cultura cumpre seu papel cidadão. Vamos ampliar, cada vez mais, essas atividades na luta por uma sociedade mais justa. Niterói celebra a realização dessa apresentação e reafirma o direito à cultura em suas três dimensões: simbólica, econômica e cidadã”, ressaltou o secretário das Culturas, Leonardo Giordano. 

Sobre a artista – “Atriz que ri de tudo que dá vontade de chorar”. É assim que a carioca Ana Carolina Sauwen se descreve. Com passagens por produções como Vai Na Fé (Globo), Pedaço De Mim (Netflix), El Encargado (Star+), A Grande Farsa (Multishow) e finalista do Prêmio Multishow de Humor, ela agora apresenta o solo Da Mama ao Caos. No espetáculo, Ana usa o humor para refletir sobre os desafios de ser mãe e profissional ao mesmo tempo, abordando com sinceridade e leveza as dificuldades da maternidade sem rede de apoio. A peça nasceu de suas vivências com o primeiro filho, nascido durante a pandemia, e ganhou forma a partir do incentivo de uma amiga para que ela se aventurasse no stand up. “As mães têm muito pouco espaço para serem felizes. Brinco que é uma ONG pela recuperação da vida social das mães”, diz Ana.

SERVIÇO:

“Da Mama ao Caos”, com Ana Carolina Sauwen

Data: 22 e 23 de maio

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer 

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói

Ingressos: https://encurtador.com.br/octRE

 Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support