
Mês das mães: Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe espetáculo “Da Mama ao Caos”
O Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe, entre a quinta (22) e a sexta-feira (23), o stand-up “Da Mama ao Caos”, com a atriz e comediante Ana Carolina Sauwen. Oferecido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas e do Escritório Transversal de Políticas de Direitos e Cuidados, o espetáculo se inspira em experiências reais para reapresentar a maternidade e seus desafios com uma abordagem sensível e bem-humorada.
Reconhecida nas redes sociais por esquetes que exploram o cotidiano materno com leveza e crítica, Ana Carolina utiliza elementos da palhaçaria para desconstruir o mito da mãe perfeita. Além disso, o roteiro partiu inteiramente de suas experiências pessoais com o primeiro filho, que nasceu durante a pandemia.
“A maternidade real é um tema fundamental para a sociedade. Precisamos falar sobre o impacto de ser mãe na carreira, na saúde e em todos os aspectos da vida da mulher. A partir desse entendimento, é possível pensar em políticas públicas que ofereçam soluções concretas para os desafios enfrentados por tantas mulheres. Por isso, trazer essas pautas por meio da arte, com leveza e humor, é essencial para que possamos avançar nas discussões sobre o universo feminino”, ressaltou Fernanda Sixel Neves, Gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados.
Em tom confessional e divertido, o espetáculo propõe uma reflexão sobre o equilíbrio entre carreira profissional e maternidade, destacando os conflitos, as pressões e também as potências vividas pelas mulheres mães. “Da Mama ao Caos” é, acima de tudo, um convite ao riso coletivo como ferramenta de empatia e acolhimento.
“Ao estimular debates fundamentais sobre a realidade das mulheres por meio das artes, a cultura cumpre seu papel cidadão. Vamos ampliar, cada vez mais, essas atividades na luta por uma sociedade mais justa. Niterói celebra a realização dessa apresentação e reafirma o direito à cultura em suas três dimensões: simbólica, econômica e cidadã”, ressaltou o secretário das Culturas, Leonardo Giordano.
Sobre a artista – “Atriz que ri de tudo que dá vontade de chorar”. É assim que a carioca Ana Carolina Sauwen se descreve. Com passagens por produções como Vai Na Fé (Globo), Pedaço De Mim (Netflix), El Encargado (Star+), A Grande Farsa (Multishow) e finalista do Prêmio Multishow de Humor, ela agora apresenta o solo Da Mama ao Caos. No espetáculo, Ana usa o humor para refletir sobre os desafios de ser mãe e profissional ao mesmo tempo, abordando com sinceridade e leveza as dificuldades da maternidade sem rede de apoio. A peça nasceu de suas vivências com o primeiro filho, nascido durante a pandemia, e ganhou forma a partir do incentivo de uma amiga para que ela se aventurasse no stand up. “As mães têm muito pouco espaço para serem felizes. Brinco que é uma ONG pela recuperação da vida social das mães”, diz Ana.
SERVIÇO:
“Da Mama ao Caos”, com Ana Carolina Sauwen
Data: 22 e 23 de maio
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói
Ingressos: https://encurtador.com.br/octRE
Foto: Divulgação