Museu de Arte Contemporânea de Niterói estará na ArtRio com a mostra “Do Mirante ao MAC” e painéis acessíveis

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) está participando, pela primeira vez, da Feira de Arte do Rio de Janeiro – ArtRio, que celebra 15 anos em 2025. Reconhecida como um dos mais relevantes eventos do calendário das artes da América Latina, a ArtRio promove intercâmbio cultural entre cidades, artistas e instituições, conectando públicos e experiências diversas. Até 14 de setembro, na Marina da Glória, o MAC terá um estande próprio, com uma programação que une memória, arquitetura, inclusão e cultura.

O espaço apresentará uma versão especial da exposição de longa duração “Do Mirante ao MAC”, com imagens históricas da construção do museu extraídas do acervo da Fundação de Arte de Niterói (FAN), acompanhadas de texto de Maurício Vasquez, chefe da Divisão de Documentação e Pesquisa. As fotografias resgatam o antigo Mirante da Boa Viagem, em Niterói, local transformado pela chegada do projeto de Oscar Niemeyer — concebido para integrar arte e natureza e projetado como uma flor de lótus surgindo do espelho d’água.

“A presença inédita do MAC na ArtRio reforça o compromisso da cidade com a democratização do acesso às artes. Ao apresentar sua história e suas ações de acessibilidade em um dos maiores eventos de arte do país, o museu reafirma a centralidade do direito à cultura para todos, além de promover um intercâmbio cultural que conecta cidades, artistas e instituições, mostrando que arte, memória e inclusão caminham juntas”, afirma a secretária das Culturas, Júlia Pacheco.

O estande também destacará iniciativas de acessibilidade desenvolvidas em parceria com o Museu do Amanhã no projeto “Entre Museus Acessíveis”, realizado em 2024. O público poderá conhecer painéis táteis produzidos pelo núcleo de Educação do MAC Niterói, que apresentam a proposta “O MAC como obra de arte”. A ação valoriza a arquitetura de Niemeyer como expressão artística, a partir de croquis, desenhos e textos poéticos do arquiteto transformados em recurso pedagógico inclusivo.

O público poderá visitar o estande do MAC Niterói na ArtRio até domingo (14), no Pavilhão Mar (estande i6), das 13h às 18h — no domingo, a partir das 14h. A feira acontece na Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro – RJ). Mais informações estão disponíveis no perfil oficial @artrio_art.

Sobre o MAC Niterói – Símbolo da cidade e patrimônio nacional, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) foi projetado por Oscar Niemeyer e é considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo. Localizado no Mirante da Boa Viagem, o museu integra o Caminho Niemeyer — segundo maior complexo arquitetônico do artista no Brasil — e oferece vista panorâmica de 360° para a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro e Niterói. Inaugurado em 2 de setembro de 1996, ocupa 2.500 m² e conta com praça de recepção, espelho d’água, rampa de acesso e galerias internas, além de biblioteca, auditório e bistrô. Seu acervo reúne mais de 1.800 obras, abrangendo a produção artística desde a década de 1950 até os dias atuais. O museu também realiza exposições temporárias, atividades educativas e projetos voltados para a arte contemporânea, consolidando-se como referência cultural e ponto de encontro da arte moderna e contemporânea brasileira.

Foto: Divulgação 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support