Niterói abre Semana Internacional de Jogos com debates e masterclass internacional

Nesta segunda-feira (10), Niterói dá início à Semana Internacional de Jogos, com uma programação gratuita que reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e representantes da indústria em um dia dedicado à inovação, à formação e ao fortalecimento do ecossistema de games fluminense. O encontro acontece das 14h às 21h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), das secretarias municipais das Culturas (SMC) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), em parceria com a ACJOGOS-RJ (Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro).

A abertura contará com a mesa “Niterói como ecossistema de jogos”, que apresentará as principais iniciativas, instituições e agentes que têm impulsionado o desenvolvimento do setor no município. Participam da abertura Leonardo Giordano, vereador e presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio da Câmara Municipal de Niterói; Julia Pacheco, secretária da SMC; Juliana Benício, secretária da SMICT; Esteban Clua, professor do Instituto de Computação da UFF, e representantes do projeto de extensão Desenvolvimento de Jogos da UFF (DJUFF) e da ACJOGOS-RJ.

“A produção de jogos envolve formação, pesquisa, criação artística e tecnologia. É um campo que mobiliza juventudes, gera emprego, renda e contribui para a economia criativa de forma consistente. Ao apoiar iniciativas como essa, avançamos na construção de condições para que novos projetos, trajetórias e estúdios possam se desenvolver. Fortalecer o ecossistema de jogos é fortalecer oportunidades de futuro”, ressalta Júlia Pacheco.

A partir das 15h, será realizada a Masterclass “Game production and studio development”, com Heather Chandler, produtora e especialista internacional em desenvolvimento de jogos. A atividade abordará processos de produção, gestão de equipes e estratégias para o fortalecimento de estúdios independentes. Já às 16h30, acontece um tour pela UFF, seguido do workshop “Novos futuros e novas formas de fazer jogos”, às 17h30, voltado à troca de experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes sobre inovação e novas abordagens de criação.

Segundo Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ, o encontro simboliza um momento de consolidação das políticas e ações que vêm fortalecendo a indústria de jogos fluminense.

“Niterói tem se destacado como um dos polos criativos mais importantes do estado. Ao reunir governo, academia e mercado, conseguimos criar um ambiente de confiança e colaboração que é importante para o crescimento do setor. Eventos como este mostram que os games fazem parte da economia criativa e da inovação brasileira de forma estratégica”, afirmou.

A atividade marca o encerramento do Programa VERSUS 2025, promovido pela ACJOGOS-RJ, e o início das ações do Festival GamesDevConnection, série de encontros que compõem a Semana Internacional de Jogos, uma programação que se estende de 10 a 14 de novembro, com foco na valorização da produção de games no Sul Global e na consolidação de ecossistemas criativos além das fronteiras.

Serviço

Evento: Niterói como Ecossistema de Jogos & Masterclass Internacional sobre Produção de Jogos
Data: 10 de novembro de 2025
Horário: 14h às 21h
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)
Mais informações: https:// rj.acjogos.com.br/versus-igw/

Sobre o GamesDevConnection

O GamesDevConnection é um festival colaborativo e descentralizado que reúne faculdades, estúdios, coletivos, instituições e empresas de todo o estado do Rio de Janeiro. Entre 10 e 14 de novembro, tem como objetivo fortalecer o ecossistema de desenvolvimento de jogos fluminenses, por meio de uma programação integrada de palestras, workshops, exposições e competições, em diferentes cidades do estado, promovendo o encontro entre cultura, tecnologia e mercado.

Sobre a ACJOGOS-RJ

A Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) é uma das maiores associações de jogos digitais do país. Desde 2015, atua em diversas frentes para ajudar o fomento da indústria de games estadual e nacional. Atualmente, conta com mais de 60 empresas e estúdios associados, o que corresponde a cerca de 3 mil trabalhadores diretos e indiretos.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support