
Niterói aposta na relação da infância com a natureza e lança o programa Recriar
Na Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Niterói lançou o programa Recriar: uma política pública que coloca a natureza no centro do processo educativo na Educação Infantil do município. A iniciativa, encabeçada pela Secretaria e pela Fundação Municipal de Educação, visa transformar os espaços externos das unidades da Rede Municipal em ambientes vivos de aprendizagem, onde o contato direto com elementos naturais fortalece o desenvolvimento integral das crianças. O programa ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).
“É na infância que construímos diversos pilares que levamos para a vida adulta. Para construir uma Niterói cada vez mais sustentável e alinhada com a preservação do planeta, dedicamos esse olhar especial para as crianças do município. Mais do que isso, o Programa Recriar ainda reforça a relação dos alunos com as escolas: um ambiente que os acolhe e onde eles também ajudam a construir e cuidar”, reforçou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
O Recriar propõe uma nova relação entre criança, espaço e conhecimento. Mais do que infraestrutura, o programa promove experiências sensoriais, estéticas e afetivas que estimulam a curiosidade, a criatividade, a autonomia e o protagonismo desde os primeiros anos de vida.
Para o secretário municipal de Educação, Bira Marques, o Recriar representa uma virada de chave na concepção dos ambientes escolares.
“A escola não pode ser apenas um espaço de paredes e cadeiras. Com o Recriar, estamos qualificando os ambientes externos como territórios educativos, que acolhem, provocam e estimulam as crianças. É uma transformação que valoriza a infância e amplia as possibilidades de uma educação pública sensível, inovadora e conectada com a vida”, afirmou o secretário.
Inicialmente, oito unidades serão contempladas: UMEI Therezinha Calil Petrus (Barreto); NAEI Vila Ipiranga (Fonseca); UMEI Jornalista Vilmar Berna (Jurujuba); UMEI Alberto Oliveira (Centro); UMEI Marly Sarney (Santa Bárbara); UMEI Leni dos Santos Oliveira – Dona Helena (Ponta d’Areia); e NAEI Angela Fernandes (Cafubá). Essas unidades receberão brinquedos naturalizados, hortas pedagógicas, jardins sensoriais, percursos motores e espaços ao ar livre para leitura, arte e contação de histórias.
“As obras do Recriar não são apenas intervenções físicas. Elas carregam uma intencionalidade pedagógica. Cada tronco, cada horta, cada percurso motor é pensado para ampliar as possibilidades de desenvolvimento das crianças e para integrar a natureza ao cotidiano escolar de forma viva e significativa”, disse a presidente da FME, Andrea Bello.
O Recriar será realizado com o apoio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), que fará o plantio de mudas e nova jardinagem nas áreas externas das unidades.
“É uma grande alegria poder fazer parte deste programa inovador na cidade, que aproxima a relação entre a criança e a natureza. Fico feliz com a possibilidade de poder contribuir com uma nova perspectiva de educação, que tem esse olhar especial para o meio ambiente e vai transformar a vida dessas crianças”, ressaltou a secretária de Conservação, Dayse Monassa.
Como pontapé para o programa, as crianças do GREI 5 da UMEI Therezinha Petrus Calil participaram de um plantio de muda da espécie Araçá da Praia, com a participação do professor e biólogo Ricardo Harduim.
Mais do que intervenções físicas, o programa propõe uma nova abordagem pedagógica, na qual o ambiente externo se torna um catalisador do desenvolvimento cognitivo, emocional, sócio-cultural e físico das crianças. Por isso, o Recriar vai investir na formação docente especializada, no Centro de Formação Darcy Ribeiro, com foco nas práticas de mediação pedagógica nos espaços externos.
Integrado à política “Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão”, o Recriar reforça o compromisso de Niterói com uma Educação Infantil de qualidade, que respeita a diversidade, promove a sustentabilidade e reconhece o brincar como direito e linguagem fundamental da infância.
Foto: Divulgação