Niterói cria pontos de hidratação por causa da onda de calor

O prefeito Rodrigo Neves anunciou nesta terça-feira (18) a instalação de pontos de hidratação devido ao calor extremo que afeta a cidade, com temperaturas que chegam a 42,2 ºC, a mais alta registrada no país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A iniciativa da Prefeitura de Niterói de disponibilizar água gratuita para a população é uma parceria com a Águas de Niterói. Foram instalados hoje bebedouros em três pontos do Centro da cidade (Praça Arariboia, Terminal Sul e Terminal João Goulart) e no Horto do Fonseca. Nos próximos dias, serão instalados pontos de hidratação também no Campo de São Bento e no Largo da Batalha.

“A gente está sofrendo uma onda de calor, que é efeito dessas mudanças climáticas que muita gente não acredita. É um período de calor intenso, atípico, que estamos vivendo essa semana no Brasil, no Rio, e especialmente em Niterói. Esses pontos de hidratação para as pessoas beberem água sāo importantes para manter a hidratação e evitar problemas de saúde”, destacou Rodrigo Neves.

Preocupado com a onda de calor, o prefeito também determinou a mudança no horário de trabalho dos garis da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e de funcionários da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). Os colaboradores que atuam em funções que exijam esforço físico não trabalharão nas ruas das 11h às 17h. Eles vão atuar em horários alternativos, como manhã e noite. A coleta de lixo não sofrerá alteração. A medida começa a valer a partir desta quarta-feira (19) e segue até sexta-feira (21).

“Todos os colaboradores da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói, a Clin, e também da Secretaria de Conservação vão ser liberados das atividades de rua das 11h e 17h. As gerências das diversas unidades vão orientar o trabalho para esta quarta, quinta e sexta-feira”, disse o prefeito.

Decreto das bermudas – Desde o dia 22 de janeiro, todos os servidores municipais, motoristas de táxis, ônibus, vans e kombis credenciadas, estão autorizados a utilizar bermudões e bermudas na altura do joelho até o dia 10 de abril. A medida visa proporcionar maior conforto aos trabalhadores durante o período de calor intenso.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support