Niterói é destaque em 4° fórum sobre cooperação entre União Europeia e América Latina

Niterói foi destaque, nesta quinta-feira (6), no IV Fórum de Governos Locais e Regionais da União Europeia e América Latina e Caribe (UE–ALC), realizado em Bogotá, na Colômbia. O prefeito Rodrigo Neves representou a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e Associação de Prefeitos da América do Sul (MercoCidades) e foi um dos debatedores na mesa “Os territórios na agenda estratégica UE-CELAC”. O prefeito defendeu a importância do protagonismo das cidades em diversos temas e apresentou políticas públicas de segurança, sustentabilidade e inclusão social que vêm posicionando Niterói como referência em gestão pública e urbana na América Latina.

“Precisamos fortalecer a integração regional e a cooperação com a União Europeia a partir das experiências concretas de nossas cidades. Os governos locais têm um papel fundamental na implementação das políticas públicas e para a democracia. É nas cidades que os grandes desafios se tornam reais. E é nelas também que surgem as soluções. Por isso, é essencial que prefeitos e prefeitas estejam presentes nas mesas onde se decidem os rumos do desenvolvimento sustentável e da cooperação internacional”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves, que também é vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e assume agora em dezembro a Presidência do MercoCidades.

O Fórum reúne prefeitos, governadores e representantes de redes de cidades e organismos internacionais da América Latina, Caribe e Europa, e antecede a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro, na Colômbia. Juntas, a UE e a CELAC representam 50 países e 21% do PIB global.

Durante o Fórum, os líderes locais discutiram estratégias para fortalecer o diálogo político birregional e elaborar uma Declaração Final com prioridades e propostas dos governos locais e regionais, a ser entregue aos chefes de Estado e de Governo na cúpula oficial.

“Temos oportunidade e necessidade de construir uma cooperação mais efetiva entre a Europa e a América Latina. Do ponto de vista do movimento municipalista da América Latina, as nossas entidades estão mais amadurecidas para esse momento. Temos as instituições maduras e, portanto, temos que aprender as lições daquilo que funcionou e daquilo que não funcionou na cooperação entre as cidades da América Latina e Europa nos últimos anos. O mais importante é institucionalizar esta cooperação”, reforçou Rodrigo Neves.

Mercocidades – Rodrigo Neves, que assumirá em dezembro a presidência da Rede Mercocidades, convidou os prefeitos para participarem da XXX Cúpula da Mercocidades, entre os dias 3 e 5 de dezembro em Niterói. O evento terá como tema “Segurança pública: caminhos para cidades resilientes, pacíficas e sustentáveis”.

A Rede Mercocidades reúne centenas de cidades da América Latina e Caribe e é um dos mais importantes fóruns de encontro, cooperação e formulação de políticas locais da região.

Foto: Caroline Barcellos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support