Niterói é escolhida para o lançamento da campanha nacional “Sem Racismo, Carnaval Brilha +”


Neste domingo (23), Niterói foi a cidade escolhida para o lançamento da campanha “Sem Racismo, Carnaval Brilha +”, promovida pelo Ministério da Igualdade Racial. O evento ocorreu no Horto do Fonseca, na Zona Norte da cidade, com a presença da ministra Anielle Franco, de secretárias municipais e da primeira-dama de Niterói, Fernanda Sixel. A festa também contou com apresentações dos blocos Sinfônica Ambulante, Olodumaré, Baque Mulher e Bola Branca, que levaram um show de música e cultura.

Durante o evento, a primeira-dama ressaltou o orgulho que Niterói sente em ser pioneira nesse lançamento. A campanha também vai acontecer no Rio e em Recife. 

 “Niterói é um orgulho. É uma honra receber a campanha ‘Carnaval Sem Racismo’. Já lançamos, na sexta-feira, o ‘Carnaval Não é Não’, que foca no respeito às mulheres. O carnaval de Niterói é da paz, da alegria e das famílias. Aqui não há espaço para preconceito. Precisamos sempre reafirmar a luta contra os discursos de ódio e de discriminação, seja contra a religiosidade, os negros, as mulheres ou as minorias. O carnaval é um momento para celebrar a cultura popular, o povo e, especialmente, o povo negro”, declarou Fernanda Sixel.

A ministra da Igualdade Racial destacou o protagonismo de Niterói na campanha “Sem Racismo, Carnaval Brilha +”.

” Niterói reafirma seu papel na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam celebrar sem medo de discriminação”, disse Anielle Franco.

A secretária de Direitos Humanos de Niterói, Cláudia Almeida, também destacou a relevância de ações como essa.

 “O carnaval é uma das maiores expressões culturais do Brasil e precisa ser um espaço de celebração para todos, sem exceção. Com esta campanha, estamos reafirmando nosso compromisso com o combate ao racismo e com a promoção da igualdade racial, para que cada pessoa, independentemente da cor, religião ou origem, tenha o direito de vivenciar essa festa com respeito e dignidade. Em Niterói, estamos empenhados em transformar nossa cidade em um exemplo de inclusão e respeito aos direitos humanos”, afirmou a secretária.

O evento foi acompanhado ainda pela secretária da Mulher, Thaiana Ivia; pela presidente da FAN, Micaela Costa; pela deputada estadual Verônica Lima e do subsecretário de Promoção da Igualdade Racial (Supir), Oto Bahia, entre outras autoridades e lideranças. 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support