Niterói encerra o mês da Ciência, Tecnologia e Inovação com debates sobre games

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Niterói encerra o mês da Ciência, Tecnologia e Inovação que discutiu , durante a XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” com uma programação que incluiu workshop de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Webinar sobre Blockchain e um dia inteiro de debates sobre os desafios da indústria de games no Brasil. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI).

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve no encerramento das atividades e destacou que os games têm capacidade de atrair possibilidades de avanço na economia.

“A gente quer incentivar esse processo com um ambiente mais empreendedor. Isso vai permitir que a gente avance na economia, na sustentabilidade e avance na educação. Estamos fazendo alguns investimentos nas escolas, para atrair, através dos games, a juventude”, contou o prefeito.

Durante todo o dia, a programação segue com painéis e talk-shows com especialistas debatendo os desafios da indústria de games no cenário nacional. Os temas serão: Ambientes inovadores e o fortalecimento da indústria de games, O gap de desenvolvedores no Brasil, Games na Educação, de antagonistas a grandes aliados e A presença feminina na indústria de games. Transmissão pela página https://www.facebook.com/SMCTI/.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Caio Viana, fez um balanço das atividades do mês.

“O mês da ciência trouxe a possibilidade de propormos importantes discussões sobre as mais recentes inovações e reafirmar o compromisso de investimentos e entregas da gestão pública de Niterói. Reativamos o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, fizemos um amplo debate sobre a tecnologia disruptiva blockchain e suas aplicações no setor público e privado, fizemos o workshop da LGPD com ampla participação da Universidade Federal Fluminense, para toda a prefeitura se adequar à Lei de Proteção de Dados e encerramos com a Niterói Game Conf, discutindo a importância de uma das indústrias que mais crescem e geram oportunidades de emprego e negócios”, frisou Caio.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia e Inovação e coordenadora do Mês da Ciência, Adriana Neves Barreto de Lima, reafirma que a gestão está comprometida com a construção da política de ciência e tecnologia e inovação de forma compartilhada e democrática. “A partir daí, a gente reativou o conselho que é a demonstração mais clara dessa prática e dessa concepção, onde a gente chama a sociedade civil organizada para discutir e formular juntos a política pública de ciência e tecnologia e inovação”, disse.

A subsecretária completou, “começar o mês da ciência com essa atividade é bastante emblemático. Trazer para a abertura o debate do tema negacionismo e ciência, mostra o quanto a gente está antenado e temos resposta para essa perspectiva que está sendo discutida mundialmente, no âmbito da ciência. Além disso, a gente traz Niterói para o cenário nacional com as melhores referências da área de ”blockchain”, pensando em perspectiva para a cidade, perspectivas para gestão pública, com uso dessa tecnologia. O prefeito foi assertivo quanto à criação da Secretaria de Ciência , Tecnologia e Inovação de Niterói. A programação desenvolvida aponta para perspectivas que a nova secretaria pode trazer na construção de uma cidade mais científica, tecnológica e inovadora”, reforçou Adriana

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support