
Niterói encerra participação na Bienal de Arquitetura com lançamento de livro sobre Parque Orla
A Prefeitura de Niterói encerrou sua participação na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo com o lançamento, no último sábado (18), do livro “Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental”, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ao longo de um mês, mais de 5 mil pessoas visitaram o estande do município, que apresentou o trabalho do Programa Região Sustentável (PRO Sustentável) e a cidade.
A Bienal de Arquitetura de São Paulo, que nesta edição abordou a temática “Arquiteturas para um Mundo Quente”, convidou Niterói para compartilhar sua experiência inovadora. O POP foi apresentado como “uma história real de transformação: a de um território urbano antes degradado, que está em processo de recuperação a partir de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e do envolvimento profundo da comunidade”.
“Muito feliz com o lançamento desse livro, porque um conhecimento como o que acumulamos na construção do POP precisa ser compartilhado. O Parque Orla é um grande orgulho de Niterói e abriu caminhos para nossos próximos passos, como a implantação do Parque Lagoa de Itaipu”, afirmou a vice-prefeita e secretária do Clima, Defesa Civil e Resiliência, Isabel Swan.
O estande de Niterói contou com maquetes interativas que demostravam o funcionamento de estruturas como os jardins filtrantes, além de apresentar a cidade aos visitantes.
“O POP é o maior projeto de SbN no país, e ele é tão grandioso porque, junto a ele, houve todo um trabalho de investimento nos bairros e comunidades do entorno, que foram beneficiados com obras de infraestrutura e melhorias. Atraiu muita atenção e foi bastante premiado, por isso acho importante registrarmos essa experiência em um livro”, destacou o ex-prefeito e consultor para temas ambientais e do clima de Niterói, Axel Grael.
O projeto integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), que promove ações voltadas à recuperação de ecossistemas, ao enfrentamento das mudanças climáticas e à construção de uma cidade mais resiliente e sustentável.
Foto: Divulgação