Niterói encerra participação na Bienal de Arquitetura com lançamento de livro sobre Parque Orla

A Prefeitura de Niterói encerrou sua participação na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo com o lançamento, no último sábado (18), do livro “Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental”, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ao longo de um mês, mais de 5 mil pessoas visitaram o estande do município, que apresentou o trabalho do Programa Região Sustentável (PRO Sustentável) e a cidade.

A Bienal de Arquitetura de São Paulo, que nesta edição abordou a temática “Arquiteturas para um Mundo Quente”, convidou Niterói para compartilhar sua experiência inovadora. O POP foi apresentado como “uma história real de transformação: a de um território urbano antes degradado, que está em processo de recuperação a partir de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e do envolvimento profundo da comunidade”.

“Muito feliz com o lançamento desse livro, porque um conhecimento como o que acumulamos na construção do POP precisa ser compartilhado. O Parque Orla é um grande orgulho de Niterói e abriu caminhos para nossos próximos passos, como a implantação do Parque Lagoa de Itaipu”, afirmou a vice-prefeita e secretária do Clima, Defesa Civil e Resiliência, Isabel Swan.

O estande de Niterói contou com maquetes interativas que demostravam o funcionamento de estruturas como os jardins filtrantes, além de apresentar a cidade aos visitantes.

“O POP é o maior projeto de SbN no país, e ele é tão grandioso porque, junto a ele, houve todo um trabalho de investimento nos bairros e comunidades do entorno, que foram beneficiados com obras de infraestrutura e melhorias. Atraiu muita atenção e foi bastante premiado, por isso acho importante registrarmos essa experiência em um livro”, destacou o ex-prefeito e consultor para temas ambientais e do clima de Niterói, Axel Grael.

O projeto integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), que promove ações voltadas à recuperação de ecossistemas, ao enfrentamento das mudanças climáticas e à construção de uma cidade mais resiliente e sustentável.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support