
Niterói integra Rede de Parcerias do Governo Federal para fortalecer gestão pública
A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), passou a fazer parte da Rede de Parcerias do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A iniciativa reúne estados e municípios de todo o país para promover a troca de experiências e fortalecer a gestão pública.
A adesão de Niterói à Rede é resultado da assinatura do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), realizada em 22 de setembro, em cerimônia com a presença da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O município foi um dos primeiros do país a integrar o programa, que prevê a implementação na cidade de mais de 15 soluções voltadas à inovação, eficiência e justiça social.
A participação de Niterói na Rede vai aperfeiçoar a governança e a gestão municipal, ao mesmo tempo em que fortalece a capacitação de servidores, a transparência e a cooperação com outras cidades.
Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto, a adesão reforça o papel de Niterói como referência em inovação e governança.
“Integrar esta rede significa ampliar nossa capacidade de gestão, fortalecer o diálogo com outras cidades e garantir ainda mais eficiência e inovação na oferta de serviços públicos. É mais um passo importante para consolidar Niterói no mapa da boa governança no Brasil”, destacou Isadora Modesto.
O analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental e coordenador do projeto, Daniel Gaspar, afirma que a iniciativa beneficiará Niterói. “A participação na Rede de Parcerias trará benefícios ao governo local. A Rede facilita o acesso a informações e capacitações sobre contratações públicas, gestão de obras e transferências de recursos”, explicou Daniel Gaspar.