Niterói ocupa terceiro lugar no ranking nacional de saneamento básico do Instituto Trata Brasil

Niterói continua se destacando no saneamento básico nacional. O município subiu quatro posições e ocupa o terceiro lugar entre as localidades com o melhor atendimento e tratamento de água e esgoto no ranking do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça-feira (15). No Estado do Rio de Janeiro, a cidade é a primeira colocada e a única que aparece entre as dez melhores do país.

Niterói possui 100% da população atendida pelo serviço de abastecimento de água, 95,6% de cobertura no atendimento de esgoto e 100% de tratamento do esgoto coletado. Entre 2019 e 2023, a cidade recebeu cerca de R$ 197 milhões em investimentos em melhorias no setor.

O prefeito Rodrigo Neves comemorou o resultado e ressaltou que é fruto de muito trabalho e investimento, a fim de melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida da população de Niterói.

“É muito gratificante porque isso é resultado de planejamento, de investimento, de parceria público-privada, de uma regulação bem feita e, sobretudo, do compromisso que a gente tem com a preservação e recuperação do meio ambiente, com a qualidade de vida e com a saúde do cidadão. Vamos em frente rumo aos 100% do esgoto tratado. Hoje já somos 96%”, enfatizou ele.

No ano passado, Niterói havia ficado em sétimo lugar no ranking nacional e já aparecia como a melhor cidade do estado do Rio de Janeiro em saneamento básico. O município também vem mostrando evolução em relação a perdas na distribuição de água. O índice apresentou nova queda em relação ao estudo anterior, continuando bem abaixo da média nacional: em 2024, era de 25%, e agora chegou a menos de 20%. Isso significa que a cidade evitou a perda de 361 litros de água por ligação, diariamente.

Além do destaque no tratamento de esgoto, Niterói faz parte de um grupo de apenas 11 municípios brasileiros que possuem 100% de serviços universalizados em atendimento de água.

A concessionária Águas de Niterói, responsável pelo serviço na região, tem o programa Água de Valor, que busca aumentar a eficiência dos sistemas de distribuição de água. Como parte da iniciativa, a empresa investe em ações como estudos de modelagem hidráulica; substituição de hidrômetros para manutenção da eficiência de medição do parque; substituição de redes obsoletas; fiscalização e regularização de ligações clandestinas; e pesquisa e conserto de vazamentos não visíveis, com auxílio de um sistema de inteligência artificial, o Fluid, desenvolvido por uma startup.

“O programa Água de Valor acontece em todas as concessionárias do Grupo Águas do Brasil e, assim, seguimos aprimorando os nossos processos e desenvolvendo novas soluções para chegarmos a índices de perdas cada vez menores”, afirmou Bernardo Gonçalves, diretor-executivo da Águas de Niterói.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support